Jair reestreou pelo Santos diante a Inter de Limeira (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O zagueiro Jair reestreou pelo Santos na vitória sobre a Internacional de Limeira por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela 12ª e última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, neste sábado (09).  Aos 24 minutos do segundo tempo, o defensor entrou no lugar de Joaquim no confronto.

Jair já havia estreado pelo profissional do Peixe, mas precisou passar por um procedimento de reequilíbrio muscular e voltou a ser utilizado no principal. O Alvinegro já tem conversas encaminhadas pela renovação do jogador que atualmente tem vínculo até 15 de junho de 2025 e poderia assinar um pré-contrato com outro clube ao final da temporada.

O Santos entende que o jogador é uma das joias do time e quer contar com o retorno esportivo do atleta, criando identificação com o clube antes de uma saída para fora e visando um retorno financeiro maior. Inscrito na Lista B do Paulistão, ele ganhou massa muscular e igualou a força das pernas.

O Menino da Vila estava com um desequilíbrio muscular, uma perna mais forte que a outra, depois da lesão de ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho direito sofrida em janeiro do ano passado. A lesão em um lance sozinho na derrota do Peixe para o Santo André por 3 a 0, no Bruno José Daniel, em duelo válido pela 3ª rodada da primeira fase da Copa São Janeiro, no dia 11 de janeiro de 2023.

Se recuperando no profissional, o zagueiro fez estreia no principal na vitória do Santos sobre o Goiás por 1 a 0, na Serrinha, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 9 de novembro. O clube brigava contra o rebaixamento e via falta de defensores, por isso a entrada do garoto no time principal e a recuperação atropelada.

Hoje o técnico Fábio Carille tem Joaquim, Gil, Messias, Diego Borges, Samuel enquanto Zalaba e Alex também se recuperam. O Santos entende que Jair tem status de titular na defesa e trabalha com cautela pela joia santista.

HISTÓRICO

Natural de Orlândia (SP), Jair Paula chegou ao clube para o Sub-11 como centroavante, mas depois foi colocado na zaga pela sua estatura e se firmou na posição desde então. Quando estava no Sub-17, ele pulou etapas e foi promovido ao Sub-20 quando assinou seu primeiro contrato profissional em junho de 2021. Com multa rescisória estimada em 70 milhões de euros (R$ 422 mi).

Em 2022, o jogador já havia sido destaque no vice-campeonato do Peixe na Copinha participando dos nove jogos. Pelo Brasileiro da categoria participou de seis jogos e foi importante na campanha do título do Paulista Sub-20 atuando em 23 confrontos. Ele chegou a descer para reforçar o Sub-17 em confronto direto pelo Brasileiro e ficou no banco time principal diante o Fluminense, Coritiba e Botafogo. Antes da lesão, já estava na expectativa de ser utilizado no time principal.

Leia também: