
Jogadores do Santos comemoram um dos três gols da vitória da equipe contra o Fortaleza (Crédito: Divulgação)
O Santos venceu o Fortaleza por 3 a 2 na noite desta quinta-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). A vitória fez o Peixe pular para os 11 pontos e deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Os gols do Santos foram anotados por Barreal e Guilherme, ambos no primeiro tempo, e Rollheiser, nos acréscimos da segunda etapa. Yago Pikachu marcou os dois gols do Fortaleza em cobranças de pênalti.
O jogo
Com menos de 7 minutos o Fortaleza chegou três vezes com perigo no gol alvinegro. Primeiro, aos 3. Pochettino avançou pela direita e cruzou. Deyverson dividiu com a zaga santista e bola estava sobrando para ele mesmo finalizar quando João Basso conseguiu afastar o perigo. Depois, aos 5, Pochettino correu pela direita e tocou para Marinho, que dominou de costas para o gol, girou e chutou. A bola desviou na zaga santista e saiu por cima do gol. No minuto seguinte, após batida de escanteio, Britez, na segunda trave, ajeitou de cabeça para Gustavo Mancha soltar uma bomba. Bem colocado, Brazão cresceu no lance e defendeu.
O Fortaleza seguiu pressionando o Peixe nos minutos seguintes, tendo a posse de bola, rondando a área alvinegra, mas sem levar tanto perigo ao gol de Brazão. O Santos só foi chegar ao ataque aos 14 minutos, mas foi mortal.
Guilherme robou a bola no meio-campo, acionou Barreal, que pela direita correu e, na entrada da área, tocou para Rollheiser. O meia-atacante fez um passe mágico pelo alto, colocando Barreal na cara do gol. Ele então só tirou do goleiro João Ricardo para fazer Santos 1 a 0.
Aos 27 o Fortaleza exigiu mais uma importante intervenção de Brazão. Após rodar a bola no ataque, Marinho, pela direita, acionou Pochettino, que soltou um forte chute cruzado. Brazão defendeu com as pernas.
O Peixe então voltou ao ataque aos 30, após muita luta e boa jogada de Escobar, pela direita. O lateral deu de cabeça e Tiquinho, dividindo com o zagueiro, chutou forte, mas sem direção.
No travessão! Aos 38 minutos, Breno Lopes chegou na linha de fundo e cruzou na meia altura. Deyverson se antecipou à marcação e tocou com categoria. A bola caprichosamente bateu no travessão e saiu.
A resposta do Santos foi imediata. E mortal, mais uma vez! Souza bateu lateral na área, Tiquinho fez o pivô e tocou para Guilherme, que bateu cruzado para marcar mais um belo gol para o Peixe na partida. Santos 2 a 0.
O Fortaleza, nos minutos finais do primeiro tempo, arriscou dois chutes de longa distância, mas sem levar grande perigo ao gol do Santos.
A segunda etapa começou, e de forma diferente da primeira, com o Peixe no ataque. Aos 2 minutos, Tiquinho chutou de longe e João Ricardo, bem colocado, defendeu. Aos 3, contra-ataque para o Santos. Rollheiser tocou para Barreal, que na cara do gol adiantou a bola, facilitando para João Ricardo.
Marinho, aos 10, chutou de longe, forte, Brazão, bem colocado, defendeu, sem dar rebote.
Atrás do resultado, o Fortaleza então se jogou ao ataque, mas sem conseguir uma grande finalização. Bom lance mesmo só aos 21 minutos, e em chute de longa distância de Pochettino. Brazão espalmou e João Basso, esperto, chegou antes e colocou para a linha de fundo.
E na batida do escanteio, pênalti para o Fortaleza. Na disputa aérea, a bola bateu na mão do zagueiro Zé Ivaldo. Após chamado do VAR, o árbitro confirmou a penalidade. Yago Pikachu bateu forte, rasteiro, e diminuiu o placar. Santos 2 a 1.
Dois minutos depois, mais um penal para o Fortaleza. Escobar trombou com Yago Pikachu na área e o juiz marcou pênalti. Novamente Yago Pikachu bateu no mesmo canto e empatou o jogo – 2 a 2.
Desnorteado em campo, o Santos viu o Fortaleza crescer e quase chegar ao terceiro gol aos 29 minutos. Breno Lopes saiu na cara de Brazão, que fez linda defesa.
Aos 36, mais uma grande chance para o Fortaleza. Lucas Prior tocou para Lucero, que bateu colocado. Brazão praticou mais um milagre no jogo.
E nos minutos finais mais uma surpresa na partida de tantas emoções na segunda etapa. Com uma saída de bola errada do Fortaleza, Gabriel Bontempo acionou Rollheiser, que acertou um belo chute de fora da área para fazer Santos 3 a 2. O gol, nos acréscimos, tirou o Santos do Z4 do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 2 x 3 Santos
Competição: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 12 de junho de 2025, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Rollheiser, João Schmidt e JP Chermont (SAN); Marinho, Zé Welison, David Luiz e Bruno Pacheco (FOR)
Gols: Barreal aos 14 minutos e Guilherme aos 40 do primeiro tempo – Rollheiser aos 46 minutos do segundo tempo (SAN); Yago Pilachu aos 25 e 28 minutos do segundo tempo (FOR)
FORTALEZA: João Ricardo; Britez, David Luiz, Gustavo Mancha e Bruno Pacheco; Zé Welison, Emmanuel Martinez (Calebe)) e Pochettino; Marinho (Yago Pikachu), Deyverson (Lucero) e Breno Lopes (Lucca Prior). Técnico: Juan Vojvoda
SANTOS: Gabriel Brazão; Escobar, João Basso, Luan Peres e Souza (Zé Ivaldo); Zé Rafael (João Schmidt), Diego Pituca (Gabriel Bontempo) e Rollheiser; Barreal (Deivid Washington), Guilherme e Tiquinho Soares (Thaciano). Técnico: Cleber Xavier
luizroberto em 13/06/2025 00:34
Que venha bons ventos, gostei do que vi e lógico pode melhorar...vamos buscar a nossa sequência para um campeonato melhor..
FernandooCanigia em 13/06/2025 00:38
Graças a Deus!!!
Foi duro,foi difícil foi na raça.
Um vitória muito importante que da moral e nos tira da Zona de rebaixamento.
Chupa Marinho !!!
Agora é preparar o time , contratar 2 ou 3 bons jogadores para o time encorpar e quem sabe lutar por coisas melhores.
Mas sair do rebaixamento já nos dá um alívio.
Brasão é espetacular.
Rollheiser cada vez melhor.
Parabéns pela vitória!!!
Graças a Deus.
Carlos-Silva em 13/06/2025 00:39
Aleluia, já estava puto com este empate após estar ganhando de dois gols de diferença.
Obrigado Rollheiser.