Juninho marcou o primeiro gol dele pelo profissional (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O atacante Robinho Jr pediu para voltar a ser chamado de Juninho no Santos e, em seu primeiro jogo como “rebatizado”, balançou as redes com a camisa profissional do Alvinegro, algo que vinha perseguindo, sem sucesso, desde que subiu da base.

Robson de Souza Junior já tinha o apelido de Juninho na base, mas, quando foi promovido ao profissional, pediu para ser chamado de Robinho Jr em homenagem ao pai e recebeu a camisa 7. Porém, não conseguiu se firmar e, após a pausa no calendário, pediu para trocar o nome no presskit da comunicação e na própria camisa.

Vivendo um recomeço sem tantos holofótes, entrou no intervalo e teve boa atuação na vitória do Peixe sobre o União São João por 3 a 0, no Pacaembu, em amistoso, neste sábado (04). Ele apareceu em boas jogadas e sofreu pênalti aos 40 minutos do segundo tempo. Gabigol ia para a cobrança, mas a torcida clamou pelo nome do garoto e camisa 9 e capitão deu a bola ao Juninho, que converteu o último gol santista no jogo.

Na coletiva após o jogo, o técnico Cuca elogiou o jogador e falou da evolução tática também do atleta.

“Robinho Jr é um jovem promissor e um atacante de lado de campo que estamos tentando fazer com que ele entenda alguns outros momentos do campo. Hoje fez diagonal e tabelas. Saiu na frente do gol. Pela juventude e tempo de trabalho que temos, terá evolução. E já está tendo, se tornando um jogador mais competitivo também. Futebol hoje exige isso de você, não é para marcar é para receber um impacto e outros. Está aproveitando bem, fez o primeiro gol dele, ficamos feliz por isso e torcemos por uma evolução mais rápida melhor”, afirmou.

Juninho viveu novela por renovação

Recentemente, Juninho renovou até 30 de março de 2031. Antes, o contrato do garoto era válido até abril de 2027 e o Peixe quis a prorrogação para evitar ‘novela’ e ser ‘vitrine’ para o mercado. No começo de março, ele chegou a treinar com o Sub-20 e iria jogar pela base, mas não se apresentou justificando que o ‘empresário teria barrado’.

O marketing chegou a divulgar uma arte de apresentação para o jogo do Sub-20 com o rosto do garoto que acabou não indo para o confronto contra o Cruzeiro, na 3ª rodada do Brasileiro. A diretoria vinha se reunido com o staff do Menino da Vila e não vinha conseguido por uma renovação. Isso porque os representantes do jogador estavam cobrando projeto esportivo e acreditam que ele precisa de mais minutos no time profissional para prorrogar o vínculo.

Do outro lado, o Peixe acreditava que precisaria primeiro oficializar um novo contrato para que o jogador possa atuar. Com a chegada de Cuca, isso mudou e ele ganhou espaço, com isso o Alvinegro ‘correu’ para renovar. Entre as conversas com o staff do jogador, a decisão é de que não existe a possibilidade dele voltar ao Sub-20 e ganhar minutagem na base.

Ele chegou a ‘descer’ em decisão contra o Corinthians no Paulista Sub-20 em setembro do ano passado e que a categoria se consolidou campeã do estadual. Ao todo pelo profissional, são 23 confrontos e uma assistência. Com 18 anos, ele ainda pode atuar por mais dois anos no Sub-20.

Juninho, como é apelidado, estreou no time principal no ano passado. Desde o começo de 2025 vinha integrando alguns treinos e foi inscrito no Paulistão. No entanto, foi estrear dando assistência na vitória sobre a Desportiva Ferroviária por 3 a 1, em amistoso. Oficialmente, estreou na vitória sobre o Flamengo por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Brasileirão, no dia 16 de julho. Na reta final da última temporada, somou uma assistência em 15 jogos pelo Brasileiro.

Histórico de Juninho

Robson de Souza Junior é nascido em 17 de dezembro de 2007. Conhecido como ‘Juninho’, o garoto pediu para ser chamado de Robinho Jr. O atacante chegou ao Santos em maio de 2022, após voltar a morar no Brasil e foi aprovado em uma avaliação. No dia 1 de junho daquele ano, o contrato de formação do garoto foi publicado no BID da CBF.

Porém, como o Peixe é o primeiro clube da carreira do atleta, a avaliação da comissão técnica na época foi de que ele ainda precisava de desenvolvimento por ter ‘começado tarde’. Ele teve apenas dois jogos pelo Paulista Sub-15. Em 2023, Juninho não chegou a disputar jogos do Paulista Sub-17 por ser do primeiro ano da categoria e estar no ‘ano ruim’.

Foi em 2024 que ele começou a ganhar mais espaço nas categorias de base e se destacar pelo Campeonato Paulista e Copa Buh. Atuou na Copinha e vinha se destacando nos jogos do Sub-20, já sendo pedido pela torcida, inclusive com o carinho de Neymar Jr e Gabigol, que caiu nas graças da torcida.

Atacante de lado, ele é filho de Robinho, bicampeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil, entre outros, com a camisa santista. O ex-jogador está preso por participar de um estupro coletivo na Itália.

Veja os números de Juninho pelo Santos (em jogos oficiais):

  • 2022: 2 jogos pelo Paulista Sub-15
  • 2024: 9 gols em 21 jogos pelo Paulista Sub-17 | 2 gols em 3 jogos pelo Brasileiro Sub-17
  • 2025: 1 gol em 2 jogos pela Copinha | 2 gols em 8 jogos pelo Paulista Sub-20 | 3 gols em 9 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 1 amistoso | 15 jogos pela Série A
  • 2026: 5 jogos pelo Paulistão | 4 jogos pelo Brasileirão | 2 jogos pela Sul-Americana | 1 amistoso