Aproveitamento do Santos é pior do que no inicio do ano do rebaixamento (Divulgação/Santos FC)

O Santos vive um início de Campeonato Brasileiro em 2025 abaixo do que apresentou no ano em que acabou rebaixado. De volta à Série A após uma temporada na segunda divisão, o Peixe soma apenas quatro pontos em seis rodadas, com um aproveitamento de 22,2% e está em 19° na zona de rebaixamento.

Até aqui, o Santos perdeu para Vasco, Fluminense, São Paulo e Red Bull Bragantino, empatou com o Bahia e venceu o Atlético-MG. A campanha inicial é inferior à de 2023, quando o time, comandado por Odair Hellmann, conquistou 10 pontos nos seis primeiros jogos e estava na 7ª colocação — um aproveitamento de 55,5%.

Naquele ano, o Santos começou a trajetória com derrotas para Grêmio e Cruzeiro, empate contra o Atlético-MG e vitórias sobre América-MG, Bahia e Vasco. Apesar do início positivo, a equipe não conseguiu manter o rendimento e terminou o campeonato rebaixada para a Série B pela primeira vez em sua história.

Em 2025, o Peixe iniciou o Brasileirão sob o comando de Pedro Caixinha, mas o treinador foi demitido após a derrota para o Fluminense. Desde então, César Sampaio assumiu a equipe de forma interina, tentando recuperar o desempenho no retorno à elite do futebol brasileiro.