Partida entre Santos e Olimpia terá sinal aberto na Claro e na Sky nesta terça (Crédito: Divulgação)

A rescisão de contrato de transmissão da Copa Libertadores do grupo Globo com a Conmebol provocou uma alteração significativa nos nomes dos canais envolvidos na competição, mas o modelo de escolha dos jogos foi mantido.

A Conmebol, através da FCDiez Media, vendeu quatro pacotes de transmissão para a Libertadores, sendo um para TV aberta, dois para TV fechada e um para streaming. Na venda inicial, os pacotes ficaram com Globo, Fox Sports, SporTV e Facebook Watch, respectivamente.

Com a saída do Grupo Globo, o SBT assumiu o pacote de transmissão na TV aberta e os novos canais Conmebol TV ficaram com o pacote que era do SporTV. Os canais Conmebol vão funcionar em esquema de Pay-Per-View (como o canal Premiere), com mensalidade de R$ 39,90, mas os jogos da primeira semana, como Santos e Olimpia, terão sinal aberto aos assinantes da Claro e da Sky (informação antecipada pelo DIÁRIO). Os canais serão números 220, 221, 620 e 621 na Sky e 711, 712, 713 e 714 na Claro.

Para a fase de grupos da Libertadores, nenhuma emissora poderá alterar os jogos previstos anteriormente. Logo, o SBT não irá transmitir jogos do Peixe. As partidas contra Olimpia, no Paraguai, e Delfin, no Equador, serão transmitidas pelo Facebook Watch. O jogo contra o Defensa Y Justicia, na Vila, estará nos canais Conmebol TV.

Para as oitavas de final, a escolha dos jogos seguirá o modelo acordado anteriormente. A TV aberta, o SBT, terá direito a escolher um dos confrontos, mas ele não será exclusivo do canal. Por exemplo, se todos os brasileiros (Santos, Flamengo, Grêmio, Internacional, São Paulo, Palmeiras, Athletico-PR) se classificarem, apenas o confronto de um deles será transmitido na TV aberta.

A Fox Sports terá direito a quatro confrontos. Ele fará as escolhas 1, 3, 5 e 7. A Conmebol TV terá direito a três confrontos, sendo as escolhas 2, 4 e 6. O Facebook Watch terá um dos confrontos, que obrigatoriamente será agendado para as noites de quinta-feira.

Para as quartas-de-final, o mecanismo segue parecido. O SBT terá direito a escolher um dos confrontos, que também não será exclusivo. A Fox Sports poderá escolher dois confrontos (opções 1 e 3), a Conmebol TV terá um dos confrontos (opção 2) e o Facebook Watch terá um confronto nas noites de quinta-feira.

Para a semifinal, o SBT seguirá com um confronto, a Fox Sports ficará com um confronto, com primeira opção de escolha, e a Conmebol TV terá um dos confrontos. O Facebook Watch já não terá direito de transmissão nessa fase.

A final terá transmissão do SBT e da Fox Sports.