Entenda por que a recuperação de Giuliano está demorando mais do que o esperado

Giuliano segue se recuperando após sofrer lesão na panturrilha em janeiro (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Após um início promissor no Santos em 2024, o meia Giuliano tem se tornado uma preocupação no Departamento Médico do clube. Após brilhar nos dois primeiros jogos com assistências e gols, o camisa 10 sofreu uma lesão na panturrilha na terceira rodada do Paulistão, no clássico contra o Palmeiras, e não atuou desde então.

O que inicialmente parecia uma simples lesão muscular, recuperável em poucas semanas, transformou-se em um problema maior, adiando ainda mais a recuperação do meia.

A lesão ocorreu em 29 de janeiro, no clássico contra o Palmeiras no Allianz Parque, quando Giuliano entrou no segundo tempo e ficou poucos minutos em campo. Houve uma pequena expectativa de que ele jogasse alguns minutos no dia 7 de fevereiro contra o Corinthians, mas isso não aconteceu, pois o Departamento Médico considerou melhor seu retorno no clássico contra o São Paulo no dia 14 de fevereiro.

No entanto, no San-São, Giuliano foi novamente poupado, e as expectativas eram para seu retorno em 25 de fevereiro, quando o Santos enfrentou o São Bernardo no MorumBIS. O meia foi relacionado, concentrou-se com a equipe, e havia grande expectativa de que atuasse naquele dia. No entanto, acabou sentindo novamente durante o teste no vestiário antes da partida, deixando o clube e o próprio atleta frustrados.

Na saída do jogo contra o São Bernardo, Giuliano passou pela zona mista com um grande curativo na panturrilha, mancando, deixando claro que ele ainda não estava próximo de retornar. Após a decepção de não poder contar com o camisa 10 naquele dia e com as complicações da lesão, Giuliano retomou um treinamento diferente dos demais jogadores, visando estar 100% para o mata-mata.

O Santos continua adotando uma abordagem cautelosa com o atleta, não o incluindo no jogo-treino em que o Peixe venceu o EC São Bernardo por 1 a 0 nesta terça-feira (5), atuando apenas os jogadores que não participaram da última rodada.

O treinador Fábio Carille deseja contar com Giuliano na última rodada do Paulistão contra a Inter de Limeira, proporcionando-lhe pelo menos 15 minutos em campo para ganhar ritmo de jogo. No entanto, ainda não está claro se será possível, uma vez que a meta do clube é que ele esteja 100% para disputar as quartas de final da competição.

SEM HISTÓRICO DE LESÃO

Após a lesão de Giuliano, alguns torcedores do Santos chegaram a apontar nas redes sociais um histórico de lesões do meia. No entanto, o jogador teve um histórico de participação grande nos jogos do Corinthians nas duas últimas temporadas.

Em 2022, Giuliano participou de 63 dos 73 jogos do Corinthians na temporada. Na temporada passada, ele esteve presente em 59 dos 72 jogos do Corinthians. Nas duas últimas temporadas, Giuliano perdeu apenas 23 jogos e participou de 85% dos jogos da equipe. Pelo Santos, ele já perdeu oito jogos e participou de apenas 27% das partidas.

Leia também: