Nava, Villarreal e Profeta (da esquerda para a direita) aguardam estreia no Santos (Crédito: Reprodução)

O volante venezuelano Nicola Profeta e os atacantes boliviano Fernardo Nava e o colombiano Alejandro Villarreal ainda não estrearam pela categoria Sub-20 do Santos. A questão de Nava é física, já que o jogador teve um estiramento no treino da categoria, mas já foi regularizado pelo Peixe e poderá estrear quando estiver recuperado.

No entanto, Profeta e Villarreal só devem estrear pela base em julho. Houve uma falta de comunicação entre as federações, que atrasou a documentação da dupla e a janela já havia fechado no dia 7 de março. Neste período de abril, a CBF abriu uma ‘brecha’ para os clubes da Série A e B contratarem atletas que atuaram por estaduais no país.

Como o caso dos atletas é uma transferência, não se encaixa na ocasião estabelecida pela CBF. Ambos pertenciam ao Deportivo Cali (Colômbia), mas o clube não tinha o registro dos contratos profissionais. Enquanto a situação se resolve no âmbito burocrático, eles só poderão assinar e serem regularizados pelo Alvinegro na próxima janela.

A janela abre no dia 10 de julho e fecha no dia 10 de setembro. Nicola e Alejandro seguem treinando com o clube e aguardam mas três meses para finalmente ficarem à disposição da equipe do técnico Orlando Ribeiro. Profeta inclusive está em mais um período de preparação com a Seleção Venezuelana Sub-20.

O Sub-20 está na disputa do Campeonato Brasileiro e Paulista. No torneio nacional, venceu Internacional, Ceará e empatou com o Athletico-PR. Tem jogo contra o Flamengo, na Vila Belmiro, na próxima semana. Já pelo estadual, estreou com vitória contra o Jabaquara e recebe o Mauá neste sábado (20), no CT Rei Pelé.

HISTÓRICO PROFETA

Nicola Profeta começou a jogar no Garoto de Melo (Venezuela) quando tinha cinco anos. Depois foi para o Centro Gallego, cidade venezuelana e de lá foi com a família morar na Colômbia para defender o Deportivo Cali. A primeira convocação para Seleção foi pela Colômbia Sub-15 em agosto de 2021.

Tem como características ser um volante interno esquerdo. Bom equilíbrio, intensidade, finalização de meia distância, jogo aéreo nas duas áreas e com personalidade. Nicola nasceu na Venezuela e tem nacionalidade colombiana e italiana. No ano passado, foi capitão da Seleção Colombiana Sub-17 no Sul-Americano e em novembro do mesmo ano foi capitão da Venezuela Sub-17 na Copa do Mundo.

HISTÓRICO NAVA

Nascido em 2004, Fernando Nava é do Projeto Bolívia 2022, mesmo projeto que o Santos encontrou Miguelito e Enzo. O atacante jogou um torneio na Bahia pelo projeto e o Athletico-PR observou o garoto. Contratado pelo Furacão, ficou quase três anos no clube até o acerto com o Peixe.

Extremo, tem a característica do ‘um contra um’ e é figura carimbada na Seleção Boliviana de base. Ano passado, estreou pelo time principal da Bolívia na derrota para o Panamá por 2 a 1, no Estádio Felix Capriles, em amistoso, no dia 27 de agosto. Na ocasião, Miguelito foi titular e Enzo Monteiro também entrou no confronto.

HISTÓRICO VILLAREAL

A primeira oportunidade em um clube foi com cerca de seis anos no clube do bairro em que morava, em Cali (Colômbia). O Leones Del Sul acompanhou o crescimento na base até a chegada América de Cali e depois ao Deportivo Cali, clube onde está há cerca de seis anos. Em 2018, teve a primeira convocação para a Seleção quando tinha entre 13 e 14 anos.

Villareal atua como centroavante, tem a característica de pisar na área e busca o gol. Tem visão de jogo, bom ‘um contra um’ e consegue ofertar opções de gols aos companheiros.

Leia também: