Contrato de Jackson Porozo é registrado no BID (Crédito: Reprodução)

O contrato do zagueiro equatoriano Jackson Porozo foi registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF na tarde desta quarta-feira. Contratado no início do ano, o jogador não podia ser registrado antes por ainda não ter 18 anos. A Fifa veta transferências internacionais de menores de 18 anos e Porozo completou a maioridade no dia 4 desse mês.

Atualmente, Jackson Porozo treina com a equipe Sub-20 do Peixe e deve jogar a Copa São Paulo de juniores de 2019, já que o time já foi eliminado do Campeonato Paulista e do Brasileiro da categoria. Caso se destaque nos treinos, pode ser promovido ao Sub-23, que disputa a Copa Paulista e o Brasileiro de Aspirantes.

A contratação de Jackson Porozo é um dos argumentos para um dos pedidos de impeachment do presidente José Carlos Peres. O Santos pagou ao clube Manta, do Equador, R$ 350 mil euros por 100% dos direitos sobre o zagueiro, mas cedeu 30% dos direitos para a empresa Hi Talent, que foi fundado por Ricardo Crivelli, o Lica, ex-coordenador das categorias de base do Peixe.

O tema voltou a ser discutido na noite desta terça-feira, em reunião do Conselho Deliberativo. Andres Rueda, ex-membro do Comitê do Gestão, apresentou o problema com o contrato do zagueiro como um dos motivos para sua saída do CG.

“Caso Equatoriano: Levaram ao CG, jogador presente, Lica presente. Proposta de aquisição de 100% por 350 mil dólares. Vamos pesquisar, era um jogador bom, de Seleção, estava no Palmeiras, Santos sem muito dinheiro e pagamento parcelado. Vamos ficar? Maravilha. Para o nosso espanto, o relatório da CF mostra que aprovamos 350 mil euros por 50%. Foi motivo de reunião, comentei que erramos e corrigiríamos. Nós do CG chegamos no Peres e dissemos que não foi aprovado e que tem erro. No português claro, impossível errar com CNPJ, nome, empresa. Haja erro. Ou é erro é tentativa de roubo. Peres falou que o estava chamando de ladrão, disse que não, mas que leva a crer que está errado e o CG quer a cabeça de alguém. Peres deu a cabeça de uma pessoa. Do gerente jurídico”, discursou Andres Rueda.

O Santos afirma que o contrato foi refeito e que a Hi Talent não tem mais qualquer participação nos direitos sobre o jogador, que está sempre entre os convocados das seleções de base do Equador.