Lula é o maior técnico da história do Santos (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

Durante 55 anos Lula foi o recordista de títulos do Campeonato Paulista com oito taças conquistadas. O maior técnico da história do Santos dividiu o posto com Vanderlei Luxemburgo até 2020, quando Luxa conquistou seu nono troféu estadual e passou a liderar este ranking.

Mas, ao contrário de Lula, que conquistou todas as taças pelo clube da Vila Belmiro, Luxa dividiu suas conquistas em quatro equipes: Santos (2006 e 2007), Bragantino (1990), Palmeiras (1993, 1994, 1996, 2008 e 2020) e Corinthians (2001).

Lula assumiu o Peixe em 1954 e logo no ano seguinte levou o time ao segundo título paulista de sua história após 20 anos de jejum. A taça foi conquistada com muito suor por uma equipe que tinha como estrelas Formiga, Urubatão, Tite, Del Vecchio e Pepe, o autor do gol do título contra o Taubaté na última partida da competição.

O Peixe repetiu a dose na edição de 1956 após uma emocionante decisão contra o São Paulo, já em janeiro de 1957. As duas equipes terminaram empatadas e tiveram de disputar um jogo extra no Pacaembu. Os comandados do técnico Lula venceram por 4 a 2 com gols de Feijó, Tite e Del Vecchio (2). Nesta época o Peixe já contava em seu elenco com Pelé que disputava apenas amistosos.

Luxemburgo teve passagens marcantes pelo Peixe, com diversos títulos (Crédito: Reprodução)

Depois de perder o título de 1957 por apenas um ponto, o Peixe fez uma campanha irrepreensível em 1958. Pelé já era uma realidade e anotou 58 gols na competição que culminou com o tricampeonato paulista de Lula.

Por falar em tri, entre 1960 e 1962 o Peixe conquistou seu primeiro tricampeonato da competição de maneira consecutiva. O destaque foi o título conquistado na temporada de 1962 com ampla folga em relação aos rivais. Após perder a taça em 1963, Santos e Lula reconquistaram o caneco em 1964 e 1965. Pelé foi a grande estrela das conquistas. O Rei foi artilheiro de maneira consecutiva entre 1957 e 1965 com 342 gols no período.

Já os dois títulos paulistas de Luxemburgo no Santos foram conquistados de maneiras diferentes. Em 2004 o técnico conquistou o Brasileirão de forma emocionante e foi para o Real Madrid, onde passou um ano. Na volta ao Santos, em 2006, comandou um time desacreditado e venceu o campeonato de pontos corridos na última rodada contra a Portuguesa, na Vila Belmiro. No ano seguinte, já com um elenco mais encorpado, contando com nomes como Zé Roberto, levantou a taça após superar o São Caetano na grande final.

Lula dificilmente será alcançado em conquistas por um mesmo clube no Paulistão, já que dos técnicos ainda em atividade Luxemburgo tem cinco taças pelo Palmeiras, mas foi demitido ano passado pelo clube da capital. Fábio Carille tem três taças pelo Corinthians, mas atualmente comanda o Al-Ittihad, da Arábia Saudita.