Santos lidera ranking de clubes que mais utilizaram a base (Crédito: Divulgação)

O Santos foi o clube brasileiro que mais utilizou jogadores da base no profissional nos últimos cinco anos. Em estudo realizado pela Pluri Consultoria, empresa especializada em gestão, governança, finanças e marketing esportivo, o Peixe encabeça a lista e consolida sua fama de um dos clubes mais reveladores de talentos do mundo.

De acordo com o estudo, dos minutos disputados pelo elenco principal do Santos em todas as competições nos últimos cinco anos, 39,6% foram jogados por atletas formados pelo clube.

O estudo mostra também que, no ano passado, o tempo dos atletas de base em campo pelo profissional caiu consideravelmente em relação aos anos anteriores (veja na tabela abaixo). Isso porque o então técnico Jorge Sampaoli chegou a afirmar que não colocaria jogadores que não estivessem preparados.

Base do Santos foi menos utilizada no ano passado, com Sampaoli (Crédito: Divulgação)

Além disso, o estudo também separou por posição os atletas mais utilizados pelo Santos. De acordo com o documento, 40% dos Meninos da Vila que entraram em campo nos últimos cinco anos foram meias, 38% defensores, 19% atacantes e 3% goleiros.

Neste ano, o técnico Jesualdo Ferreira já mostrou que deve retomar a tradição do Santos de utilizar a base. Só nos primeiros quatro jogos do Paulistão, o tempo de jogo dos Meninos da Vila no profissional já superou o da competição estadual inteira no ano passado, sob o comando de Sampaoli.