
Matheus Moraes brilha no Maringá (Crédito: Divulgação)
Matheus Moraes fez parte de um ataque infernal nas categorias de base do Santos, ao lado de Rodrygo e Yuri Alberto. Em 2015, o trio fez 40 gols no Campeonato Paulista Sub-15. Deste total, 9 foram do jogador hoje no Real Madrid, vendido por 40 milhões de euros. Outros 12 foram do centroavante hoje no Corinthians.
Moraes, o autor dos outro 19 gols, sofreu com diversas lesões, passou por três cirurgias no joelho, não teve espaço no profissional do Peixe, mas começa a brilhar no futebol paranaense.
O atacante é destaque no Maringá e vai disputar a final do Estadual. Foram 6 gols em 14 partidas na competição, dois deles na vitória por 3 a 0 sobre o Athletico-PR, que garantiu a classificação da equipe para a decisão contra o Operário, que acontece nos dias 22 e 29, ambos às 16 horas, no Willie Davids e no Germano Kruger.
“Eu passei por muitas dificuldades durante a minha carreira. Desde os 15 anos, quando estava na base do Santos, passei por algumas lesões que acabaram me prejudicando muito, dos meus 15 aos 19 anos, período que era importante para a minha evolução. Mas, mesmo assim, o Santos nunca deixou de acreditar em mim. Lembro que, na minha última lesão de LCA, o meu contrato estava acabando, e o Santos foi lá e renovou o contrato comigo porque ainda acreditava em mim. Porque, independentemente das lesões que eu tive, eu sempre conseguia voltar muito bem, como se nada tivesse acontecido. Então, sou muito grato ao Santos por ter me acolhido naquele momento. Se eu estivesse em algum outro clube, com as lesões que vinha tendo, eles poderiam deixar de acreditar em mim e não renovar meu contrato”, admitiu.
Depois do destaque no Paulista Sub-15, Matheus Mores ficou dois anos sem atuar por conta de duas lesões no joelho. Em 2019, sofreu a terceira cirurgia no joelho. Entre 2020 e 2021, teve as últimas atuações pelo Santos, na disputa do Brasileiro da categoria e Aspirantes. Nesse período, chegou a se destacar na base, fez alguns gols, mas sofreu uma fratura na fíbula da perna direita e voltou a ficar longe dos gramados. No dia 1 de julho de 2022, se despediu do clube com carinho nas redes sociais:
“Foi aqui aonde cresci. Não só como profissional, mas também como ser humano. Dos 22 anos de minha vida, 12 foram dedicados ao Santos. A gratidão que tenho por essa instituição jamais será apagada. Encerro meu vínculo dentro do clube e levo comigo todo o respeito e torcida pela instituição. Seguimos em buscar de novas oportunidades”, publicou no Instagram na época.
No Maringá, Matheus Moraes conseguiu reencontrar seu caminho. Ele chegou a ser emprestado pelo Santos ao clube paranaense duas vezes antes do final do contrato com o Peixe. Depois disso, assinou em definitivo e, ano após ano, vai ganhando espaço e se tornando uma peça importante para o clube.
“Este está sendo o começo de ano mais importante da minha carreira. Vim pela primeira vez ao Maringá emprestado em 2021; era atleta do Santos ainda, mas, infelizmente, não consegui ter uma sequência muito boa naquela época. Acabei tendo duas lesões no tornozelo, que me atrapalharam e me impediram de mostrar meu potencial e de poder ajudar o clube. Mas, desde que cheguei, me apaixonei pelo clube, pela cidade, por todo o trabalho que é feito aqui e já criei uma identificação muito grande. Então, tudo o que está acontecendo neste ano é a realização de um sonho para mim. Estou muito feliz por estar podendo ajudar o clube e por mostrar realmente o meu talento. Essa é a melhor forma de agradecer ao Maringá por ter me aberto as portas e por tudo que o clube fez e faz por mim até hoje”, afirmou o atacante.
A parceria com Rodrygo e Yuri Alberto jamais será esquecida. Matheus Moraes lembra dos tempos em que o Rayo, hoje titular da Seleção Brasileira, era seu “garçom” nas competições de base do Santos.
“Fui muito feliz por ter jogado com o Rodrygo. Joguei praticamente seis anos com o Rodrygo e com o Yuri… Para mim, era absurdo, e falo para todo mundo que foram dois dos maiores que eu vi na base: Rodrygo e Yuri. Tive a oportunidade de jogar com os dois. Em 2015, eu e o Rodrygo fomos muito felizes no Campeonato Paulista. Era uma dupla que deu muito trabalho; o Rodrygo me dava muitas assistências. Ter jogado com o Rodrygo, para mim, foi muito gratificante, e gostaria de mandar um abraço para todo mundo do Santos, dizer que tenho um carinho enorme e que estou torcendo muito para que o Santos seja muito feliz na Série A e possa chegar ao topo novamente”, afirmou.
Matheus revelou vontade de voltar a vestir a camisa do Alvinegro e carinho pelo clube que foi revelado, mas reforçou viver sonho no Maringá e quer deixar legado na equipe do Paraná.
“Por isso, tenho um carinho enorme pelo Santos. Sou apaixonado por este clube. Hoje estou aqui no Maringá, que é o clube que eu defendo, que eu amo, e vou defender com unhas e dentes até quando estiver aqui, mas tenho muito carinho pelo Santos. Atuei lá desde os meus 10 anos de idade, passei doze anos, praticamente metade da minha carreira. Tenho o sonho de um dia ainda voltar e vestir essa camisa. Sei que Deus tem algo preparado lá na frente para mim, mas, hoje, estou aqui no Maringá, realizando sonhos. E repito várias vezes que tudo o que estou vivendo no Maringá é um sonho para mim. Quero poder deixar um legado aqui, sair como ídolo e poder fazer muitos gols e ganhar títulos com essa camisa”, revelou.
Veja alguns dos números de Matheus Moraes pelo Santos:
- 2019 (3 gols em 15 jogos): 3 jogos pela Copinha, 1 gol em 7 jogos pelo Paulista Sub-20, 1 jogo pelo Brasileiro Sub-20 e 2 gols em 4 jogos pelo Aspirantes
- 2020 (4 gols e 1 assistências em 15 jogos): 1 gol em 6 jogos pelo Aspirantes e 3 gols em 9 jogos pelo Brasileiro Sub-20
- 2021 (2 gols em 9 jogos): 2 jogos pela Copa Paulista e 2 gols em 7 jogos pelo Aspirantes
Esse cara era realmente promissor. Mas na vida é muitas vezes fundamental ter sorte. A sequência de lesões graves dele é impressionante. Bonita a gratidão que expressa pelo SFC. Que o Moraes tenha sucesso em sua carreira.
Esse mlq é bom de bola , infelizmente era lesão atrás de lesão . Muitos vão dizer que se fosse bom iria vingar , mas não é apenas ter o talento 👍.
Eu sempre torci para que o Matheus Moraes jogasse pelo Santos e mostrasse todo o seu potencial… mas, infelizmente, sempre foi um jogador predisposto a contusões!!! Ainda é jovem e tem tempo para se recuperar!!! Estarei na torcida para que ele seja campeão paranaense pelo Maringá!!! Quem sabe um dia, volte para o Santos que é sua casa para mostrar todo o seu potencial!!!
Bonita matéria, desejo muita sorte para esse garoto da vila!!!
Boa sorte, Matheus ! Que você se recupere do tempo perdido com as lesões e consiga jogar em um grande clube ! Você merece !
Matheus Moraes marcou mais um gol neste sábado, o do empate do Maringá em 2 x 2 com o Operário, no jogo de ida da final do Campeonato Paranaense.