Sampaoli pediu demissão do clube francês (Crédito: Divulgação/Olympique de Marseille)

Ex-Santos, o técnico argentino Jorge Sampaoli pediu demissão do Olympique de Marseille, da França, nesta sexta-feira (01). Segunda a imprensa francesa, Sampaoli gostaria que a equipe fizesse mais contratações nesta janela de transferência enquanto a diretoria prioriza o equilíbrio financeiro do clube.

Sampaoli tem um histórico de polêmicas em sua carreira. O argentino treinou o Santos em toda a temporada 2019. Apesar de sair sem nenhum título, conquistou o carinho dos torcedores, especialmente pela boa campanha do Peixe no Campeonato Brasileiro, competição que o clube ficou com a segunda colocação geral.

A relação de Sampaoli com o presidente José Carlos Peres sempre foi tensa, com declarações polêmicas de ambos os lados na mídia. No final, o técnico deixou o Santos de forma conturbada na semana seguinte ao fim da temporada. Após uma reunião com Peres, o Santos afirmou que o argentino pediu demissão, mas o próprio negou o pedido e aumentou a tensão com o clube. O caso chegou na Justiça do Trabalho, com ambas as partes pedindo indenizações.

Depois do Santos, o treinador comandou o Atlético-MG em 2020 e também encerrou o ciclo no clube mineiro com apenas uma temporada. Desde sua saída do Brasil, ele estava até então no comando do Olympique.

Veja a nota do Olympique de Marseille:

Olympique de Marseille e Jorge Sampaoli anunciam sua decisão conjunta de encerrar sua colaboração. Jorge Sampaoli é o primeiro treinador a quem Pablo Longoria quis confiar o destino da equipe principal em fevereiro de 2021. O treinador argentino assumiu a equipe num contexto particular durante a temporada 2019/20.

Desde seu primeiro dia em Marselha, ele investiu totalmente no estabelecimento de uma filosofia de jogo e um estado de espírito conquistador correspondente aos valores do Olympique de Marselha. É, portanto, com emoção que o clube e Jorge Sampaoli anunciam a decisão conjunta de encerrar a colaboração. O OM gostaria de agradecer sinceramente e calorosamente o trabalho de Jorge Sampaoli. Após 16 meses de colaboração, este trabalho permitiu ao clube dar um passo em frente na construção do seu novo projeto desportivo e classificar-se diretamente para a UEFA Champions League.

Estamos satisfeitos com os progressos alcançados e as emoções vividas em conjunto, mas após uma longa reflexão, as duas partes, que atuam no interesse do projeto Olympique de Marseille, concordaram em pôr fim a esta fase. O clube iniciará agora um novo ciclo que fará parte da continuidade da política esportiva implantada pelo presidente Pablo Longoria desde sua chegada.