Paulo Roberto Falcão esteve na diretoria do Santos no ano de 2023 (Foto: Divulgação / Santos FC)

Paulo Roberto Falcão, ex-coordenador esportivo do Santos, voltará a trabalhar na Seleção Brasileira. Aos 71 anos, ele foi escolhido para integrar a comissão técnica de Carlo Ancelotti, que assume o comando da equipe nacional a partir do dia 26 de maio. A indicação partiu do próprio treinador italiano, que desejava ter ao seu lado um ex-jogador da Seleção. Falcão e Ancelotti atuaram juntos na Roma durante os anos 1980.

Falcão esteve no Santos entre novembro de 2022 e agosto de 2023. Ele foi contratado inicialmente com o desejo de atuar como técnico, mas acabou assumindo um cargo administrativo a convite do então presidente Andrés Rueda. Como coordenador esportivo, participou de negociações, indicações de atletas e da estruturação do elenco. Sua saída aconteceu após uma acusação de importunação sexual, posteriormente arquivada pelo Ministério Público por falta de provas.

Em entrevistas após sua passagem pelo clube, Falcão comentou sobre a limitação do cargo de coordenador, afirmando que gostaria de retomar a carreira de treinador, onde vê mais autonomia e responsabilidade direta nas decisões de campo. Seu último trabalho como técnico foi em 2016, no Internacional, em uma curta passagem de cinco jogos.

“Isso [ser treinador] é o meu objetivo hoje, trabalhar e ter a responsabilidade de dirigir um time. Às vezes, como coordenador, a tua capacidade fica diminuída na medida em que você tem os seus limites. Como treinador, é tudo contigo, você tem a capacidade de organizar o time, de contratações, de pedir o jogador”, explicou Falcão em entrevista para Rádio Bandeirantes, em novembro de 2024.

Com passagens também por Bahia, Sport, América do México e pela Seleção Brasileira, Falcão tem dois títulos como treinador: o Campeonato Gaúcho de 2011 e o Campeonato Baiano de 2012. No Santos, sua atuação foi a mais recente em clubes, e, apesar de não ter ocupado o banco de reservas, esteve diretamente envolvido nas decisões do departamento de futebol.

Falcão deixou o programa “Galvão e Amigos”, da Band, nesta semana, em função do novo cargo com a Seleção. O apresentador Galvão Bueno anunciou no programa da última segunda-feira (19) o motivo da ausência o ex-jogador em seu programa.