Marcelo Frazão assumiu o departamento de Marketing do Santos em abril (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O associado do Santos vem sofrendo na hora de adquirir o ingresso para ir à Vila Belmiro ou ao Pacaembu. Isso porque o sistema da Rede Gol, empresa contratada pelo Peixe, cai em caso de acesso em massa – como no clássico contra o Palmeiras, que também teve os problemas nas catracas do estádio. A empresa fez até um Boletim de Ocorrência por um ataque hacker antes do clássico.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Peixe, o executivo de Comunicação e Marketing, Marcelo Frazão, explicou as atitudes que o Santos está tomando para resolver tais problemas. Entre elas está a nova determinação, que tem sido alvo de críticas por parte da torcida, da obrigatoriedade de reserva do ingresso pelo site antes da partida, extinguindo a antiga prática de apenas ‘bater o cartão’ na catraca do estádio no momento da partida.

Confira abaixo a entrevista do executivo ao Diário do Peixe:

Diário do Peixe: Recentemente o Santos decidiu realizar mudanças no comando da secretaria social do clube. Por que essas mudanças e qual a finalidade?

Marcelo Frazão: Esta mudança é parte da reformulação do marketing, é unificar a gestão de todo o programa Sócio Rei: desde de as regras e organização das categorias de associação, passando pela experiência de compra e atendimento até o acesso e rede de benefícios. Hoje qualquer programa de relacionamento com grande volume de associados privilegia meios eletrônicos e telefonia ao invés do modo presencial. Objetivo é tirar a sobrecarga da secretaria social no atendimento tornando-a mais ágil e sistematizada, em paralelo oferecer e melhorar outros canais para tornar sempre mais rápido e eficiente todo contato com o sócio.

Diário: Nos últimos dias os sócios estão reclamando da obrigatoriedade de ter de reservar o ingresso antes do jogo, não podendo apenas vir e ‘bater o cartão’. Por que foi feita essa mudança?

Frazão: Por segurança e aumento da velocidade do fluxo de entrada do público. O acesso direto do sócio sem reserva assume a premissa que sempre o estádio estará vazio com vasta oferta de ingressos. Ou seja, em casos de alta ocupação dos setores esse procedimento se torna perigoso em termos de segurança e obviamente não recomendado operacionalmente. O procedimento antigo tornava as catracas mais lentas pelo grande número de dados para processamento em cada acesso: todas as catraca teriam que estar carregadas não só com os ingressos comprados para o setor, mas também como toda base de sócios adimplentes. Este procedimento de “bater o cartão” foi identificado como um dos fatores ocasionadores de problemas em nossos jogos e nos comprometemos em reunião de avaliação com a Federação Paulista de Futebol de acabar com esta prática.

Diário: Outra das reclamações é sobre o sistema da Rede Gol, que cai e recentemente sofreu ataques hackers, dificultando essa reserva de entradas. O que vai ser feito quanto a isso e aos problemas enfrentados nas catracas, principalmente no clássico contra o Palmeiras?

Frazão: Importante esclarecer que em nenhum momento o sistema teve sua segurança de dados afetada por hackers, o que aconteceu no jogo contra o Palmeiras foi um volume de acessos atípico e suspeito. É responsabilidade do clube uma melhor gestão sobre os serviços prestados pelo fornecedor. Estão sendo implementadas pela RedeGol, com o nosso acompanhamento, uma série de medidas como o aumento da capacidade de servidores, auditoria do sistema, aumento da proteção para ataques de acessos simultâneos. Além de aspectos de melhorias do sistema, no campo operacional indicamos para a Redegol a contratação de um renomado especialista em operações de acesso (Lúcio Blanco, que já trabalhou para o Corinthians, Flamengo e hoje presta serviços também à Federação Paulista de Futebol), implementamos a mudança no acesso de sócio explicada na pergunta acima e, no caso específico do Pacaembú, teremos um novo plano de geradores para dar maior estabilidade e confiabilidade no fornecimento de energia ao sistema de catracas. São muitos os esforços e investimentos nossos e da Redegol para que o nosso torcedor tenha uma experiência mais digna na compra e acesso e que problemas como o da partida contra o Palmeiras no Pacaembu não mais se repitam.