A FIFA anunciou nesta segunda-feira que os jogadores e treinadores estrangeiros que atuam no futebol russo e ucraniano estão liberados para assinarem com outros clubes. Segundo a entidade máxima do futebol, os atuais vínculos dos atletas estão suspensos até o final da temporada.
Os clubes que são donos dos jogadores podem, no máximo, até esta quinta-feira (10) negociar a saída desses jogadores. Após isso, os profissionais podem negociar individualmente sem que sejam punidos pelas justiça desportiva.
“A suspensão de um contrato de acordo com os parágrafos acima significará que jogadores e treinadores serão considerados “sem contrato” até 30 de junho de 2022 e, portanto, terão a liberdade de assinar um contrato com outro clube sem enfrentar consequências de qualquer tipo”, disse o comunicado oficial.
Essa liberação, porém, conta com algumas restrições. Os clubes podem contratar apenas dois jogadores nessas condições. Apesar da janela europeia estar fechada, a Fifa pretende liberar para todos as equipes do futebol mundial.
Ao todo, são 30 brasileiros atuam na Ucrânia e 13 jogam na Rússia. Com passagens pelo Santos, a lista conta com Alan Patrick, Junior Moraes, Claudinho e Yuri Alberto.
Confira a lista de jogadores brasileiros da primeira divisão dos dois países:
Shakhtar Donetsk
- Marlon Santos – zagueiro, 26 anos – ex-Fluminense e Sassuolo
- Vitão – zagueiro, 22 anos – ex-Palmeiras
- Ismaily – lateral, 32 anos – ex-Braga e seleção brasileira
- Dodô – lateral, 23 anos – ex-Coritiba
- Vinicius Tobias – lateral, 18 anos – ex-Internacional
- Marcos Antônio – meia, 21 anos – ex-Athletico-PR
- Maycon – meia, 24 anos – ex-Corinthians
- Alan Patrick – meia, 30 anos – ex-Santos, Palmeiras, Inter e Flamengo
- David Neres – atacante, 24 anos – ex-São Paulo e Ajax
- Tetê – atacante, 22 anos – ex-Grêmio
- Pedrinho – atacante, 23 anos – ex-Corinthians e Benfica
- Fernando – 22 anos, atacante – ex-Palmeiras e Sporting
- Júnior Moraes – 34 anos, atacante – ex-Santos e naturalizado ucraniano
Zorya Lugansk
- Juninho – 26 anos, lateral – ex-Salgueiro
- Cristian – 22 anos, atacante – ex-Botafogo-PB
- Guilherme – 18 anos, atacante – ex-Botafogo
Metalist
- Fabinho – 25 anos, meia – ex-Teresópolis
- Marlyson – 24 anos, atacante – ex-Madureira
- Derek – 24 anos, atacante – ex-Figueirense
Dnipro
- Busanello – 23 anos, lateral – ex-Chapecoense
- Felipe Pires – 26 anos, atacante – ex-Palmeiras e Fortaleza
- Bill – 22 anos, atacante – ex-Flamengo
Rukh Vynnyky
- Edson – 23 anos, volante – ex-Bahia
- Talles Brenner – 23 anos, atacante – ex-Fluminense e Vila Nova
Kolos Kovalivka
- Diego Carioca – 24 anos, atacante – ex-Lajeadense
- Renan Oliveira – 24 anos, atacante – ex-São Bernardo
Dínamo de Kiev
- Vitinho – 22 anos, atacante – ex-Athletico-PR
Vorskla
- Lucas Rangel – 27 anos, atacante – ex-Londrina
Chornomorets
- Wanderson – 27 anos, volante – ex-XV de Piracicaba
Inhulets Petrove
- William – 25 anos, zagueiro – ex-Santa Cruz
RÚSSIA
Zenit
- Malcom – 25 anos, atacante – ex-Barcelona e Corinthians
- Wendel – 24 anos, volante – ex-Fluminense e Sporting
- Claudinho – 25 anos, meia – ex-Bragantino
- Douglas Santos – 27 anos, lateral – ex-Atlético-MG
- Yuri Alberto – 20 anos, atacante – ex-Internacional
Lokomotiv Moscou
- Pablo – 30 anos, zagueiro – ex-Corinthians
Krasnodar
- Wanderson – 27 anos, meia-ataca – ex-Getafe e RB Salzburg
- Kaio Pantaleão – 26 anos, volante – ex-Ferroviária
CSKA
- Bruno Fuchs – 22 anos, zagueiro – ex-Internacional
Spartak Moscou
- Ayrton Lucas – 24 anos, lateral – ex-Fluminense
FK Sochi
- Rodrigão – 26 anos, zagueiro – ex-Atlético-MG
Krylya Sovetov Samara
- Fernando Costanza – 23 anos, lateral – ex-Botafogo e Sheriff
FK Khimki
- Bruno Viana – 27 anos, zagueiro – ex-Braga e Flamengo
Veja o comunicado na íntegra:
No que diz respeito à situação na Ucrânia, a fim de proporcionar aos jogadores e treinadores a oportunidade de trabalhar e receber um salário, e para proteger os clubes ucranianos, a menos que as partes no contrato relevante concordem explicitamente em contrário, todos os contratos de trabalho de jogadores e treinadores estrangeiros com clubes filiado à Associação Ucraniana de Futebol (UAF) serão considerados automaticamente suspensos até o final da temporada na Ucrânia (30 de junho de 2022), sem a necessidade de qualquer ação das partes nesse sentido.
A fim de facilitar a saída de jogadores e treinadores estrangeiros da Rússia, caso os clubes afiliados à União de Futebol da Rússia (FUR) não cheguem a um acordo mútuo com seus respectivos jogadores e treinadores estrangeiros antes ou em 10 de março de 2022 e a menos que acordado de outra forma por escrito, os jogadores e treinadores estrangeiros terão o direito de suspender unilateralmente seus contratos de trabalho com os clubes afiliados à FUR em questão até o final da temporada na Rússia (30 de junho de 2022).
A suspensão de um contrato de acordo com os parágrafos acima significará que jogadores e treinadores serão considerados “sem contrato” até 30 de junho de 2022 e, portanto, terão a liberdade de assinar um contrato com outro clube sem enfrentar consequências de qualquer tipo.
Flexibilidade adicional
Além disso, a fim de dar flexibilidade aos jogadores cujo registro foi na Federação Ucraniana (UAF) ou na Federação Russa (FUR) e que deixaram ou pretendem sair do território da Ucrânia ou da Rússia em consequência da guerra na Ucrânia, os jogadores estrangeiros cujo registro anterior foi a UAF ou a FUR poderão inscrever-se mesmo que o período de inscrição esteja encerrado na associação do clube com o qual celebrem um novo contrato.
Para que essa exceção seja aplicável e proteja a integridade das competições, o registro no novo clube precisa ocorrer antes ou em 7 de abril de 2022.
Para proteger ainda mais a integridade das competições, os clubes têm o direito de registrar no máximo dois jogadores que se beneficiaram da exceção.
Proteção de jogadores
Em relação à proteção de menores, os menores que fogem da Ucrânia para outros países devido ao conflito armado serão considerados como cumprindo os requisitos do artigo 19, parágrafo 2 d) do Regulamento de Status e Transferências, que isenta os menores refugiados da regra que impede a transferência internacional de jogadores antes dos 18 anos.
A FIFA reitera sua condenação ao uso contínuo da força pela Rússia na Ucrânia e pede a rápida cessação das hostilidades e o retorno à paz.
Ou seja, quem quiser contar com estes jogadores, só vai poder utilizar até 30/06/2022!!! Vai pagar salários, dar treino, alimentação, etc e após 30/06/2022 vai ficar sem o jogador!!! Que vantagem Maria leva ficar com o jogador somente por 4 meses??? Tempo que ele vai levar para se readaptar ao futebol brasileiro!!! Não vale a pena!!!
A nota da FIFA não deixa isto claro, se o jogador só puder ficar até 30/06/2022 realmente não vale a pena.
Santos se quiser montar um time competitivo contrataria Alan Patrick, Maicon volante, Matheus Peixoto atacante do Metalist ,Dodô lateral Esquerdo,Júnior Moraes, rescindiria ou emprestaria o Leo Baptistao, Luiz Felipe, Kevin Mauthus, pra dar espaço na folha pra montar um time competitivo
Clayton Novaes…. é melhor ir sonhando…….Além de não contratar ninguém, vai ver todos esses nos rivais…
Se o Santos quer realmente contratar bons jogadores a hora e essa .
Crie vergonha na tua cara Andres Rueda e contrate jogadores que prestem.
O Claudinho cairia como uma Luva no meio campo horrível sem CRIAÇÃO que o Santos tem .
Vamos cobrar essa DIREITORIA que so contrata lixo.
Com contrato até 30/06, hoje é 08/03. Três meses e meio de contrato, e depois faz o que?
O Alan Patrick, até por ser revelado no Santos, poderia ser uma contratação interessante, desde que não venha pra ganhar um caminhão de dinheiro.
O Santos tem que considerar também se há a possibilidade de mantê-lo após o fim da temporada na Ucrânia, infelizmente a situação por lá, mesmo após cessarem os combates, será muito difícil.
O melhor para o Santos, deste “ucraniânos” seria o Marcos Antônio, na minha opinião. Ele é titular absoluto, joga muito e é da posição que mais precisamos. Poucos conhecem porque é jovem (21 anos) e não atuou no Brasil, mas formaria uma dupla espetacular com o Sandry.
O Alan Patrick seria o 10 que estamos precisando. Seri duka.
Clayton você esqueceu na sua relação do Didi,Garrincha,Dino Dani,Ramos Delgado
Na epóca boa, ja não prestava, imagine hoje Rico e mais mascarado ainda, só toca de lado, a 2 anos atras eu falei desse veterano do Camilo que está no Mirassol, e esses boçais falaram que era jogadorzinho de serie B, bom é Angelo, Marcos Leonardo, Marcos Guilherme, que bando de lixo
Deixando de lado as ilusões de contratações, que não virão, vou comentar o caso Yuri Alberto.
O Internacional ainda não recebeu o pagamento do clube russo. Com o bloqueio da Rússia, de certo não vai receber. E ai? O Yuri vai sair de graça. O Inter levou um “adeus querida”.
Mais um grupo se bandidos castigados pelos deuses do futebol. “Ixpertos”, atravessaram o SANTOS. Agora, ficaram sem o jogador e sem o dinheiro.
É verdade que o nosso ” pagador de boleto” vai lamentar ter perdido o “cinquinho” por cento do SANTOS. Mas nossa honra vale mais que essa merreca!
O Santos não vai contratar ninguém.