Santos busca melhor desempenho nos estaduais de base (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou detalhes do Campeonato Paulista Sub-20 que foram definidos na reunião do Conselho Técnico nesta quinta-feira (14). O torneio tem previsão de estreia para o dia 22 de abril e término no dia 15 de novembro. O Santos aguarda a definição da tabela do estadual.

Serão 77 equipes participantes divididas em 13 grupos (12 grupos com seis times cada e um grupo com cinco clubes). Os times da chave se enfrentam entre si em turno e returno, classificando os dois melhores colocados de cada grupo mais os seis melhores terceiros colocados de chave para a segunda fase.

Os 32 times classificados são novamente divididos. Oito grupos com quatro times cada que se enfrentam em turno e returno dentro da chave. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam à terceira fase. Nesta fase, as 16 equipes classificadas são divididas em quatro grupos com quatro times cada.

Segue o mesmo formato, se enfrentam em turno e returno dentro do grupo. Apenas os dois melhores colocados avançam às quartas de final. No mata-mata, jogos de ida e volta, com a equipe de melhor campanha decidindo em casa. Em caso de empate no placar agregado, a definição será nos pênaltis.

As partidas acontecem às sextas-feiras, exceção feita aos clubes com calendário nacional que jogam aos finais de semana que é o caso do Peixe pelo Brasileiro. Nesta temporada, o Sub-20 parou nas oitavas de final da Copinha e parte do elenco da categoria disputou a Equality Cup no Catar.

Depois do título em 2022, a categoria não passou para o mata-mata na última temporada. A equipe do técnico Orlando Ribeiro teve 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota com 34 gols marcados e 6 sofridos na primeira fase. Já na segunda fase, foram 6 vitórias com 35 gols marcados e 3 sofridos. Por fim, na terceira fase, foram 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas com 14 gols marcados e 7 sofridos.

Leia também: