Torcidas organizadas de SP tiveram reunião com a FPF nesta sexta-feira (Foto: Divulgação / FPF)

Na tarde desta sexta-feira (16), a Federação Paulista de Futebol (FPF) promoveu uma reunião com representantes das principais torcidas organizadas dos clubes do Estado de São Paulo. O encontro teve como principal pauta a criação de um novo prêmio que homenageará a torcida que se destacar durante o Campeonato Paulista.

Torcedores representantes dos quatro grandes clubes paulistas marcaram presença, incluindo integrantes da Sangue Jovem e Torcida Jovem do Santos. Além da premiação, a reunião abordou ideias, sugestões e propostas visando a evolução das festividades nas arquibancadas e a promoção da paz entre as torcidas.

A reunião também revisitou a experiência da final da Supercopa, realizada no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), no início do mês. Este confronto entre Palmeiras e São Paulo contou com a presença de ambas as torcidas, servindo como um “teste” para avaliar a possibilidade do retorno de torcedores visitantes aos estádios nos clássicos paulistas.

Vale ressaltar que essa foi apenas a segunda vez desde 2016 que duas equipes paulistas se enfrentaram com ambas as torcidas no estádio. A primeira ocorreu na final da Libertadores de 2020, entre Santos e Palmeiras, embora, devido à pandemia, apenas torcedores convidados pelos clubes pudessem estar presentes em um setor misto do estádio.

Essa medida de torcida única foi tomada em 2016 após um confronto sangrento entre torcedores de Corinthians e Palmeiras em três locais de São Paulo, sendo o principal deles na estação de metrô Brás. A partida ocorreu horas depois no Pacaembu e terminou com vitória por 1 a 0 da equipe alviverde.

Leia também: