
Gil teve seu contrato renovando automaticamente (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O zagueiro Gil vive uma indefinição no Santos. Aos 37 anos, o defensor comunicou ao clube seu desejo de encerrar a carreira, alegando cansaço com o futebol. Segundo apuração do Diário do Peixe, o jogador já demonstra arrependimento por não ter se aposentado no fim de 2024, como era seu plano inicial.
O Santos compreendeu o cenário e sugeriu que Gil permaneça em stand by até a pausa do calendário para o Super Mundial de Clubes. Após esse período, clube e jogador devem formalizar a rescisão. Internamente, o atleta já sinalizou que está disposto a abrir mão de boa parte, ou até da totalidade, dos valores que teria a receber até dezembro.
Gil está atualmente no Rio de Janeiro, com autorização da diretoria, para lidar com um problema familiar grave. O clube afirmou que ele não tem prazo para retornar aos treinos no CT Rei Pelé e seguirá afastado por tempo indeterminado. Assim, ele não será opção para o clássico contra o Corinthians, neste domingo, na casa do rival.
Renovação automática após a Série B
A renovação contratual do zagueiro para 2025 foi automática, prevista em cláusula acionada com o retorno do time à Série A. No entanto, a permanência só se concretizou após um pedido direto do então técnico Fábio Carille, que foi o principal responsável por convencê-lo a seguir por mais um ano. O treinador, no entanto, foi demitido na reta final da Série B, o que contribuiu para a mudança de perspectiva do jogador.
Contratado no início de 2024, Gil disputou 65 partidas com a camisa do Santos e marcou um gol. Começou a atual temporada fora dos planos do técnico Pedro Caixinha, que preferia zagueiros com mais velocidade para jogar em linha alta. Com o tempo, voltou a ser titular por conta dos problemas defensivos da equipe, mas perdeu espaço novamente com a chegada de Cleber Xavier, que promoveu Luan Peres à zaga titular.
Revelado pelo Atlético-GO, Gil também atuou por clubes como Cruzeiro, Valenciennes (França), Corinthians e Shandong Taishan (China). Seu futuro deve ser definido após a paralisação do calendário no meio da temporada.