
Jogadores do Santos comemoram o gol contra o Vitória (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)
Os jejum acabaram. Guillherme voltou a marcar e o Santos bateu o Vitória por 1 a 0 na noite deste domingo, no Barradão, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. Foi a primeira vitória da equipe sob o comando de Cleber Xavier.
Com o resultado, o Santos chega a oito pontos e sobe para a 18ª colocação na classificação. Na próxima rodada, domingo, a equipe recebe o Botafogo, na Vila Blemiro. Antes, quarta-feira, faz amistoso contra o RB Leipzig, em Bragança Paulista.
O jogo
O Vitória começou o jogo melhor, comandando as ações, ficando com a bola e insistindo em cruzamentos para a área, mas a primeira grande chance foi do Santos. Aos 15 minutos, Barreal deu um lindo lançamento para Guilherme, que invadiu a área sozinho e, na saída do goleiro Lucas Arcanjo, chutou por cima do gol.
Quanto minutos depois, Guilherme não perdoou. Deivid Washington fez jogada pela esquerda e tocou para Souza, que cruzou de primeira, o camisa 11 do Santos se antecipou aos zagueiros e desviou de cabeça para vencer o goleiro Lucas Arcanjo.
O Vitória quase deu o troco aos 22 minutos. Em jogada pela direita, Osvaldo arriscou de fora da área, Gabriel Brazão rebateu para a frente e Renato Kayzer, sem goleiro, cabeceou para fora. Aos 23, o time da casa teve outra chance, novamente com Renato Kayser. O atacante ganhou disputa no corpo e arriscou de fora da área, mas Gabriel Brazão mandou para escanteio.
O Santos voltou mais equilibrado para o segundo tempo, sem dar muitas oportunidades para o Vitória e levando perigo nos contra-ataques. Aos 19 minutos, Rolleiser arriscou da entrada da área e acertou a trave esquerda do gol do time da casa.
Depois dos 25 minutos, o Vitória saiu mais para o jogo e começou a ameaçar mais a meta santista. Aos 26 minutos, Matheuzinho cruzou da esquerda, Léo Pereira pegou de primeira e o goleiro Gabriel Brazão fez uma boa defesa. Aos 37 minutos, Jamerson cobrou falta da direita, Lucas Halter desviou de cabeça e Gabriel Brazão fez grande defesa.
O Santos teve uma grande chance de ampliar aos 46 minutos. Neymar sofreu falta na entrada da área, o próprio craque cobrou bem e o goleiro Lucas Arcanjo fez grande defesa.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0 X 1 SANTOS
Data e hora: 25 de maio de 2025, às 18h30min (horário de Brasília)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Arbitro: Anderson Daronco – RS
Arbitro Assistente 1: Tiago Augusto Kappes Diel – RS
Arbitro Assistente 2: Mauricio Coelho Silva Penna – RS
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho – RJ
Gols: Guilherme, aos 19’/1ºT (0-1)
Cartões amrelos: Matheuzinho, Baralhas e Ricardo Ryller (VIT) e Luan Peres (SAN)
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Gabriel Baralhas (Janderson, aos 43’/2ºT), Lucas Halter, Zé Marcos e Jamerson; Ricardo Ryller (Erick, aos 18’/2ºT), Ronald e Matheuzinho; Gustavo Mosquito (Lucas Braga, no intervalo), Osvaldo (Léo Pereira, aos 18’/2ºT) e Renato Kayzer. Técnico: Thiago Carpini
SANTOS: Gabriel Brazão, Léo Godoy, João Basso (Luisão, aos 24’/2ºT), Luan Peres e Souza; Tomas Rincón, Zé Rafael e Rollheiser (Gabriel Bontempo, aos 32’/2ºT); Barreal (Neymar, aos 17’2ºT), Deivid Washington (Luca Meirelles, aos 32’/2ºT) e Guilherme (Thaciano, aos 17’/2ºT). Técnico: Cleber Xavier