Em uma partida heróica, o Santos venceu o Libertad por 2 a 1 nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, na partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O Peixe abriu o placar com Carlos Sánchez, teve o zagueiro Kaiky expulso no começo do segundo tempo, sofreu o empate, mas conseguiu a vitória nos acréscimos com um gol contra de Barboza após linda jogada de Lucas Braga.
Com o resultado, o Santos joga pelo empate na partida de volta na próxima quinta-feira, no Paraguai, para conseguir a classificação para as semifinais da competição ou por uma derrota por um gol de diferença desde que faça ao menos dois gols. Derrota por 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis. O Libertad precisa vencer por 1 a 0 ou por dois gols de diferença, no mínimo, para ficar com a vaga.
Antes do confronto de volta, o Peixe viaja para o Ceará para enfrentar o Fortaleza, domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
O jogo
O Santos entrou em campo sem um centroavante de referência e com os meias Gabriel Pirani, Carlos Sánchez e Marcos Guilherme se movimentando bastante, mas a primeira grande chance foi do Libertad. Aos oito minutos, em contra-ataque rápido, Sebástian Ferreira saiu nas costas de Felipe Jonatan, invadiu a área e chutou, mas o goleiro João Paulo salvou o Peixe.
O troco santista saiu três minutos depois. O garoto Gabriel Pirani deu lindo lançamento para Marcos Guilherme, que recebeu livre na área, mas chutou em cima do goleiro Martín Silva.
O Libertad voltou a ameaçar aos 24 minutos. Villalba aproveitou rebote da zaga e chutou da entrada da área, mas o goleiro João Paulo fez outra grande defesa e mandou a bola para escanteio.
Quando o cenário do jogo apontava para um empate no primeiro tempo, o Peixe abriu o placar. Após cruzamento para a área, a bola bateu no braço de Diego Viera. A jogada seguiu, mas o árbitro foi chamado pelo VAR e, depois de alguns minutos, marcou pênalti. Carlos Sánchez cobrou bem e fez 1 a 0 para o Santos.
O Santos voltou melhor para o segundo tempo, mas um lance aos 12 minutos mudou a história do jogo. Melgarejo recebeu lançamento nas costas da defesa santista e foi derrubado por Kaiky na entrada da área. O zagueiro do Peixe recebeu o cartão vermelho. Na cobrança da falta, Bocanegra empatou o jogo.
Com um a mais, o Libertad foi todo para o ataque em busca da virada, mas não conseguiu criar grandes chances de gol.
Nos acréscimos, Lucas Braga fez linda jogada individual pela esquerda e cruzou, a bola bateu no zagueiro Barboza e entrou para garantir a vitória do Peixe no confronto.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 LIBERTAD
Data e hora: 11 de agosto de 2021, às 19h15 (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: L. González (URU)
Árbitros assistentes:
Árbitro de vídeo: V. Carrillo (PER)
Gols: Carlos Sánchez, 42’/1ºT (1-0), Bocanegra, 13’/2ºT (1-1), Barboza (contra), 47’/2ºt) (2-1)
Cartões amarelos: Felipe Jonatan e Wagner Leonardo (SAN) e Vangioni e Villalba (LIB)
Cartões vermelhos: Kaiky (SAN)
SANTOS: João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Kaiky e Felipe Jonatan; Camacho, Jean Mota (Ivonei, aos 45’/2ºT) e Carlos Sánchez (Raniel, aos 45’/2ºt); Lucas Braga, Marcos Guilherme e Gabriel Pirani (Wagner Leonardo, aos 12’/2ºt). Técnico: Fernando Diniz
LIBERTAD: Martín Silva; Mayada (Ramírez, aos 30’/2ºt), Diego Viera, Barboza e Vangioni; Daniel Bocanegra, Ramón Martínez (Óscar Cardozo, aos 24’/2ºt), Villalba (Franco, aos 24’/2ºt) e Hugo Martínez; Sebástian Ferreira (Julio Enciso, aos 30’/2tº) e Melgarejo (Merlini, aos 43’/2ºT). Técnico: Daniel Garnero
Não da para entender a demora do Diniz em fazer substituições! Sanchez estava “morto” em campo, Marcos Guilherme não fez uma jogada certa, algumas bisonhas, apesar que por essas ironias do destino ajudou no gol da vitoria. Jogar com 10 desgasta muito, então tinha que haver colocado uns 3 ou 4 jogadores descansados, principalmente quando haviam tantos jogadores jogando mal ou cansados (Marcos Guilherme, Sanchez, Jean Mota, Madson, Felipe Jonathan). Dava para ter entrado bem antes o Moraes, Ivonei, Raniel, Angelo . Mais sorte que juizo hoje, ainda bem!
Concordo, Gil. Sanchez estava “morto” em campo ja aos 20′ do 2o. tempo. O uruguaio deu o sangue, mas com que folego ele vai jogar contra o Fortaleza? O cara tem 36 anos! Realmente o Diniz pisou na bola.
Esse treinador* teimoso não dura mais 1 mês no time.
Pra cima deles santoooss
Com essa formação o time jogou melhor só não pode adiantar a linha tomando muitos contra ataque.
Precisa de reforços 3 jogadores
O Marcos guilherme com a bola errou bastante mas ele e o lucas braga correran demais pra compensar o jogador a menos tanto que ele chegou junto com lucas na ora do gol
acorda diniz,tem que mecher no time,seu burro