No Paulistão do ano passado, Santos e São Paulo só se enfrentaram uma única vez: foi no Pacaembu, com mando do Peixe, que venceu o duelo por 2 a 0, gols de Luiz Felipe e Derlis González (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Santos e São Paulo é um dos maiores clássicos do Brasil e do mundo. O duelo da noite deste sábado coloca frente a frente os dois maiores brasileiros campeões da Copa Libertadores, cada um com três conquistas.

O time do Morumbi é tricampeão mundial, o Peixe é bi. Mas o Santos é oito vezes campeão do Brasileirão, tem Copa do Brasil, feitos que o rival não tem.

O Peixe tem ainda mais títulos paulistas e nos últimos anos vem tendo vantagem frente ao rival em jogos mata-mata, mas o histórico geral do confronto é favorável ao clube da Capital.

No total, já foram realizados 310 jogos entre as equipes, com 104 vitórias santistas, 73 empates e 133 vitórias são-paulinas. São 445 gols alvinegros contra 513 tricolores.

No Morumbi, palco do confronto desta noite, foram disputadas pelo Paulistão 64 partidas, com 16 vitórias do Peixe, 19 empates e 29 vitórias do São Paulo. Só que no século XXI quem dá bola é o Santos.

Desde 2001, Santos e São Paulo já se enfrentaram 65 vezes, com o Peixe vencendo 31 desses duelos. Foram 12 empates e 22 vitórias do São Paulo

A primeira partida na história entre os clubes ocorreu em 11 de maio de 1930, na Vila Belmiro. O placar acabou empatado em 2 a 2. Camarão e Feitiço marcaram para o Peixe. Luizinho e Friedenreich para o São Paulo.