Maurine foi homenageada em sua despedida do Santos em 2019 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Maurine, ídolo das Sereias da Vila, anunciou sua aposentadoria do futebol na manhã desta terça-feira em suas redes sociais. A meia e lateral atuou pelo Santos entre 2008 e 2011, voltou entre 2016 e 2019. Nos quase oito anos de clube, a craque anotou 57 gols no total e é a terceira maior artilheira da história das Sereias, atrás de Ketlen e Sole Jaimes.

“No futebol infelizmente a gente também acaba reivindicando muitas coisas e, umas delas, era o sonho de ser mãe. Isso pesou muito em minha decisão de parar. Com a rotina puxada de viagens, jogos e treinos, não teria condições de criar e dar toda atenção necessária para um filho. Sempre tive essa vontade de ser mãe, porém sabia que não iria conseguir conciliar os dois papéis entre mãe e atleta profissional”, explicou a jogadora.

Pelo Santos, Maurine ganhou três Paulistas, duas Copas do Brasil, um Brasileirão e duas Copa Libertadores da América. No final de 2019, ele se despediu do Peixe e foi homenageada  durante a partida contra a Chapecoense, recebeu uma placa, e teve um vídeo com depoimentos de familiares, amigos e jogadores como Renato, Elano, Robinho e Neymar.

“Agradeço primeiramente a Deus, pois sem Ele não teria forças para conseguir chegar aonde cheguei. Agradeço a todos os clubes que passei e que me abriram as portas. Hoje minha história no futebol chega ao fim, mas dou início a uma nova etapa da minha vida. Estou feliz pela decisão e sei que foi o melhor a se tomar nesse momento. Gratidão a todos! Obrigada por tudo, futebol.”, se despediu a atleta.

Natural de Porto Alegre, Maurine foi revelada pelas categorias de base do Grêmio e marcou história no futebol feminino no Brasil. A meio-campista acumula passagens por CEPE-Caxias, Benfica-MG, Santos, New York Flash, dos Estados Unidos, Centro Olímpico, Ferroviária, São Caetano, Flamengo e Famalicão, de Portugal.

Referência na modalidade, a atleta de 35 anos também empilha diversos títulos em sua carreira, entre eles, medalha de ouro no Jogos Pan-Americanos de 2015, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2008, uma Copa América, tricampeã da Copa Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista Feminino, campeã da Liga Americana Feminina, além de ser campeã carioca.