Santos foi recebido na cidade de Lagos, na Nigéria (Crédito: Divulgação)

Edu e Manoel Maria, ídolos do Santos, chegaram na Nigéria e foram recebido com grande festa. O Peixe foi convidado por autoridades nigerianas, após a realização do evento de estreia do novo terceiro uniforme, que aconteceu no dia 27 de setembro, na Vila Belmiro e faz parte da campanha Santos do Mundo.

Em 1969, junto com Pelé e cia, a dupla fez história no país ao parar uma guerra para vê-los em ação. O amistoso aconteceu dia 4 de fevereiro de 1969, na cidade de Benin, e o Peixe venceu a seleção do Meio-Oeste, do país africano, por 2 a 1, gols de Edu e Toninho Guerreiro.

Os ex-jogadores do Peixe foram recebidos pela Nossa Majestade General do Povo Yoruba Iba Gani Adams. E, como agradecimento pela hospitalidade, o Clube prestou uma homenagem ao anfitrião. Ele recebeu o novo terceiro uniforme com o nome personalizado e uma obra de arte que celebra a união entre os povos do Brasil e da Nigéria.

“O Santos é um time conhecido mundialmente. A vinda para cá é muito importante e por isso nos sentimos honrados com a presença. Vocês estão promovendo a nossa cultura e honrando a África, mostrando ao mundo o amor que tem pelo nosso país, com essa camisa e com todo o projeto que estão fazendo”, afirmou uma das principais autoridades do país.

No mesmo dia, os Ídolos Eternos participaram do evento de lançamento, na sede da prefeitura local, da Abisco Cup 2022, uma competição de futebol para jovens jogadores, que tem como principal objetivo ajudar esses jovens em situação de risco.

“Estamos muito felizes com essa visita do Santos. Um futebol histórico vem do time de Pelé. Outros já estiveram aqui, mas o Santos é o mais importante de todos, por sua ligação cultural com a África”, disse a Princesa Olabisi Onabajo, que é Deputada Estadual ligada ao esporte.

A delegação ainda visitará Benin, um dos pontos altos da viagem. Na cidade será realizada uma partida organizada pelo governo local, no estádio recém reformado. Uma equipe vestirá a camisa 1 do Santos FC e a outra o uniforme 3, um fato inédito. Será o mesmo local onde a guerra foi paralisada.

“É tudo muito bacana. Depois de tanto tempo ainda vemos como o Santos FC é querido no mundo todo. Fico feliz por ter feito parte e ter ajudado a construir essa história com os outros companheiros. O Santos FC sempre será grande demais”, destacou Manoel Maria.