Time argentino realizou amistosos de pré-temporada (Crédito: Divulgação Club Independiente)

O Santos vai enfrentar nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, pelo jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana, o Independiente, da Argentina. Apesar de ser o maior campeão da Conmebol Libertadores, o cenário é pouco animador para os argentinos.

O Independiente vive uma grave crise financeira e está proibido de registrar reforços para temporada. O único reforço adquirido para temporada, Joaquín Laso, que veio do Rosario Central, não foi inscrito na competição por conta da punição.

Esse veto da FIFA acontece por uma situação similar em que o Santos viveu nos último anos: Contratou o uruguaio Gastón Silva, porém não pagou e foi punido. A dívida completa quatro anos em 2021. O clube ainda tem um pequeno valor salarial em aberto com os jogadores, mas espera honrar em breve.

Em 2019, a entidade máxima do futebol também comunicou os argentinos por dívidas com outros clubes. América do México, Pumas, Celta de Vigo, Emelec e Defensor são alguns dos clubes que esperavam receber o que é devido. Os valores ultrapassariam os 4 milhões de dólares.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a situação se agravou. A diretoria perdeu alguns de seus jogadores mais importante, entre eles o meia Martín Benítez, que foi para o Vasco da Gama, e atualmente está no São Paulo. O zagueiro Alan Franco também deixou o clube.

A última partida oficial da equipe foi contra o Colón, derrota por 2 a 0, pelas Semifinais do Campeonato Argentino. Porém, nas últimas semanas, em três amistosos realizados na pré-temporada contra o Godoy Cruz, Vélez Sarsfield e Gimnasia, o Rey de Copas venceu todos.

O time que vai a campo contra o Santos: Sosa; Bustos, Ostachuk, Insaurralde e Rodríguez; Blanco e Lucas Romero; Palacios, Velasco e Roa; Sebastian Romero.