Robert no jogo contra o Corinthians, em 2002 (Crédito: Divulgação)

O ex-meia Robert é um daqueles jogadores que tem muita história para contar. Campeão brasileiro pelo Santos, em 2002, ele atualmente trabalha como treinador e tem aproveitado o período de quarentena para avaliar seu futuro.

Em entrevista ao jornalista Ademir Quintino, Robert contou algumas de suas histórias e falou de pontos importantes de sua carreira no futebol. O mais marcante, para ele, foi o título brasileiro de 2002. Na ocasião, segundo o ex-atleta, nenhum jogador sabia a escalação do Santos para enfrentar o Corinthians, mas sua vontade de entrar em campo era grande.

“Ninguém sabia. Diego ficou poupado a semana toda. Ele jogou demais em todos os jogos do mata-mata. A gente não sabia quem ia jogar. A certeza era o terceiro cartão amarelo do Alberto. Na minha cabeça, o Leão ia me colocar e deixar o Diego avançado. Mas ele colocou o William. Fiquei doente de raiva do Leão (risos). Quando o Diego machucou, eu dei um pulo no banco. Eu achei que ele estivesse bem, mas quando ele caiu, vi que era sério e colei no Leão porque eu queria muito entrar em campo”, revelou.

Antes da consagração, porém, Robert viveu uma de suas maiores frustrações no Santos: a eliminação no Campeonato Paulista de 2001. Para ele, a derrota para o Corinthians teve um gosto amargo justamente pela força que o elenco do Peixe tinha na época.

“Em 2001 foi frustrante. Fizemos uma campanha espetacular, tínhamos um timaço… Se a gente fosse para a final e ganhasse o título, a gente chegaria voando em 2002. Fui uma pena não ter sido campeão, porque era um time que merecia demais. Doeu muito aquele gol do Ricardinho”, disse.

Início de carreira e depressão

Robert nasceu em Salvador, mas se mudou para o Rio de Janeiro com um ano de idade. Por lá, ele chegou a jogar com Romário nos tempos de garoto, até que se destacou e foi fazer teste no Olaria, onde iniciou sua carreira. Antes disso, porém, ele tentou jogar pelo Vasco, mas não conseguiu uma chance no Cruz-Maltino.

“Joguei no time do Romário quando era pequeno. Me convidaram para fazer teste no Olaria e eu fui na hora. Eu passei, mas me arrependi porque queria começar de um time grande. Fui até o Vasco e nem me deixaram fazer peneira, então fiquei no Olaria mesmo (risos)”, explicou

Do Olaria para o Guarani, depois para o Rio Branco de Americana, em seguida para o Santos, até que chegou no Grêmio, onde viveu um um grande pesadelo: a depressão.

Sem saber lidar com os problemas psicológicos que se inciaram ainda em sua primeira passagem pelo Santos, Robert viu a tristeza o consumir após se lesionar em sua estreia pelo Grêmio. Foi ali que ele precisou tratar não só o joelho lesionado, mas sua cabeça também.

“A depressão começou em 1996, pelo Santos. Eu estava com problemas psicológicos, não estava bem espiritualmente, e o time também não estava bem. Naquela época, eu não estava firme, e a insegurança profissional começou a minar minha mente e meus sentimentos. O time quase foi para a segunda divisão, e aquilo foi me deixando triste. Quando o ano virou, deu uma aliviada. O Luxemburgo chegou e começou a formar um time melhor, mas a depressão não foi tratada e ficou escondida dentro de mim. Fui campeão, meu filho nasceu, e eu parecia mais feliz, mas ainda estava doente. Quando fui vendido para o Grêmio, na minha estreia, fui subir de cabeça e quando desci, meu joelho torceu e rompeu os ligamentos. Aí a depressão voltou com tudo. Achei que minha carreira tinha acabado ali. Foi muito difícil, foi grave, mas sei que fui curado. Cheguei a ser internado para cuidar da cabeça”, relatou.

Atualmente

Agora, Robert segue no mundo do futebol, mas como treinador. Seu início de carreira fora de campo foi no Mato Grosso, e pode continuar por lá, já que ele revelou ter propostas de outros clubes do Centro-Oeste.

“Estou trabalhando como treinador. Já trabalhei em três clubes do Mato Grosso. Agora tem surgido convites para trabalhar em outros estados, como Goiás e Mato Grosso do Sul, mas estou aproveitando essa parada para avaliar direitinho”, completou.