Hyan (esquerda) e Chermont (direita) se apresentaram no profissional (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O lateral-direito João Pedro Chermont, o volante Hyan e o atacante Weslley Patati se apresentaram no profissional do Santos nesta quarta-feira (21). O trio disputou a Equality Cup, no Catar, e retornou ao Brasil há dois dias. Chermont e Hyan foram inscritos pelo Peixe na Lista B do Paulistão no encerramento do prazo de mudança na relação, enquanto Patati já estava inscrito nesta lista secundária direcionada à base.

Avaliados pelo técnico Fábio Carille, os três jogadores aguardam espaço no time principal do Alvinegro que já está classificado para as quartas de final do estadual. O Santos terá mais três rodadas finais contra o São Bernardo, no Morumbis, diante o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, e encerra a fase de grupos recebendo a Inter de Limeira, na Vila Belmiro.

Também na Lista B do Peixe estão inscritos o goleiro Rodrigo Falcão (que se lesionou nos últimos dias), os zagueiros Jair e Samuel Lima, os laterais-esquerdos Souza e Kevyson (se lesionou em uma partida do Paulistão) e o atacante João Vitor. O Alvinegro só pode mexer na lista do Paulista para a disputa do mata-mata.

Patati foi um dos principais destaques do Peixe na Equality Cup. O Diário do Peixe apurou que tiveram propostas milionárias pelo atacante e o Santos recusou imediatamente todas. Ofertas do Catar, Rússia e China, sendo duas por uma transferência direta. O valor da maior negociação foi de 2 milhões de euros (R$ 10,6 milhões).  Já Chermont e Hyan também atuaram com destaque na Copa São Paulo, disputadano mês de janeiro.

HISTÓRICO PATATI

Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação. Humilde, o garoto ganhou o apelido de ‘Patati’ ainda em Presidente Dutra-MA. Ele não tinha condições de comprar chuteiras para jogar. Com isso, pegava pares maiores que seu pé, emprestados por atletas mais velhos. O apelido Patati veio com o nome do palhaço famoso.

O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e ele anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro da categoria. O garoto também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. Ele antes acumulava convocações para a Seleção de base.

Weslley foi ganhando os holofotes na base do Peixe desde então. No entanto, chamou atenção da torcida na disputa da Copa São Paulo de 2022 e levou a categoria Sub-20 até as finais da competição. Pelo desempenho assinou o contrato profissional durante a disputa da Copinha, com multa milionária na casa dos 100 milhões de euros.

Em 2022, Patati fez 16 jogos e 4 gols pelo Paulista, 8 partidas e 4 gols pela Copinha e 5 jogos pelo Brasileiro da categoria. Depois chegou a ser promovido para o elenco principal com o técnico interino Marcelo Fernandes no passado e fez sua estreia na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

Ele se revezou entre base e principal, sendo um dos protagonistas que esteve no plantel Campeão Paulista Sub-20 de 2022 apesar de uma pequena lesão na reta final dos jogos. Em 2023, foram 22 gols em 29 jogos pelo Sub-20, sendo artilheiro do time no Brasileiro. Em outubro, assinou a renovação até setembro de 2026.

HISTÓRICO CHERMONT

Natural de Bauru (SP), JP Chermont é nascido em 2005 e chegou ao Santos em 2018 com apenas 12 anos. Ele foi destaque do Noroeste jogando contra o Peixe nas semifinais do Campeonato Paulista Sub-11 de 2017. Desde então, se consolidou na base e acumula convocações para a Seleção de base.

Ano passado, foi campeão do Sul-Americano Sub-17 pela Amarelinha. Nesta temporada, teve quatro jogos na Copinha. Ele tem vínculo com o Peixe até setembro de 2025.

HISTÓRICO HYAN

Natural de Brasília (DF), Hyan Carvalho é nascido em 2004 e está no Santos desde a categoria Sub-11. Em 2023, jogando pelo Sub-20, somou um gol em três jogos na Copa do Brasil, teve sete partidas pelo Brasileiro, outros sete pela Copa São Paulo e 8 gols em 19 confrontos pelo Campeonato Paulista.

Pela Copinha, foram 4 gols em 5 jogos. O Menino da Vila recebeu sondagens e uma proposta oficial do CSKA (Rússia) por empréstimo com opção de compra, mas o Peixe recusou a oferta ainda durante a disputa da Taça. Ano passado, o Atlético-MG e outros clubes já haviam procurado saber sobre a situação do garoto. Ele tem contrato com o clube até o fim de 2025.

Leia também: