Jair Ventura ganhou metade dos pontos que disputou no Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Jair Ventura tem o pior início entre os treinadores do Santos desde 2013. Nas 12 primeiras partidas dirigindo o Peixe, o carioca conseguiu cinco vitórias, três empates e quatro derrotas, com aproveitamento de 50% dos pontos disputados. Antes dele, o técnico com pior início à frente do Peixe nos últimos cinco anos foi Claudinei Oliveira, que nos 12 primeiros jogos no comando da equipe obteve quatro vitórias, cinco empates e três derrotas (aproveitamento de 47%).

Apontado como um dos melhores treinadores da nova geração brasileira, Jair Ventura chegou à Vila Belmiro credenciado pelo bom trabalho realizado no Botafogo em 2017, quando levou a equipe carioca às quartas de final da Copa Libertadores da América e fez boa campanha no Campeonato Brasileiro, mesmo com um elenco sem grandes destaques.

Na avaliação do trabalho do treinador, deve-se considerar que ele assumiu o Santos logo após o time perder suas duas maiores referências (Ricardo Oliveira e Lucas) em 2017. Por causa disso, Jair Ventura teve de remontar o time, dando chances a vários jogadores da base.

O Santos é o líder de sua chave no Campeonato Paulista e já está classificado para as quartas de final, etapa em que enfrentará o Botafogo. Na Libertadores, o Peixe estreou com derrota para o peruano Real Garcilaso e terá de recuperar os pontos perdidos nas partidas contra o Nacional-URU, no Pacaembu, e o Estudiantes, na Argentina.

Veja a campanha dos últimos treinadores do Santos nos 12 primeiros jogos*:

Jair Ventura – 5 vitórias, 3 empates, 4 derrotas – aproveitamento: 50%
Elano Blumer – 3 vitórias, 1 empate, 3 derrotas – aproveitamento: 48%
Levir Culpi – 7 vitórias, 3 empates, 2 derrotas – aproveitamento: 67%
Dorival Júnior – 9 vitórias, 2 empates, 1 derrota – aproveitamento: 80%
Marcelo Fernandes – 9 vitórias, 2 empates, 1 derrota – aproveitamento: 80%
Enderson Moreira – 8 vitórias, 1 empate, 3 derrotas – aproveitamento: 70%
Oswaldo de Oliveira – 9 vitórias, 2 empates, 1 derrota – aproveitamento: 80%
Claudinei Oliveira – 4 vitórias, 5 empates, 3 derrotas – aproveitamento: 47%

*Elano não chegou a esse número de jogos no comando da equipe