Jair Ventura dirigiu o Santos pela primeira vez na Vila Belmiro e saiu de campo com derrota (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos perdeu para o Bragantino pelo placar de 1 a 0 nesta noite de segunda-feira pela segunda rodada do Campeonato Paulista. A arbitragem foi decisiva no resultado. O Peixe chegou a abrir o placar com Arthur Gomes no início da segunda etapa, mas o assistente marcou impedimento inexistente do atacante. No último lance do jogo, Rodrigão ainda perdeu um pênalti. O técnico Jair Ventura lamentou o resultado.

“Não é a estreia que queríamos em casa. Depois de 3 a 0 na estreia fora, perder em casa é algo que não queríamos, mas é início de temporada. Agora é juntar os cacos para ir em busca da classificação, se possível, em primeiro do grupo”.

Jair não quis comentar a arbitragem do jogo, comportamento que ele já adotava na época de Botafogo, mas também não usou os erros dos árbitros como ‘desculpa’.

“Sobre arbitragem eu adotei pra minha carreira não falar sobre. Não sei até quando (risos), mas ainda não falo sobre arbitragem. A gente venceu o primeiro jogo e não usou nada como desculpa e hoje também não tem desculpa”.

Perguntado sobre jogar para frente, Jair destacou as substituições feitas durante a partida: Romário na vaga de Sasha, Rodrygo no lugar de Arthur Gomes e Jean Mota no lugar de Renato.

“Temos que jogar para cima. Terminamos com um volante, Alison, e dois meias Jean e Vecchio. Tiramos lateral de característica defensiva para um externo. Fizemos tudo. A tendência é essa, jogar assim dentro e fora, com esse DNA, buscando equilíbrio. Hoje não conseguimos a vitória. Mas vejo que estamos no caminho certo”.

Durante a coletiva, Jair falou várias vezes de buscar um equilíbrio. “Não nos achamos o melhor depois da estreia. Temos que aliar a performance às vitórias. Criamos, mas não fizemos gols”.

O Santos volta a campo na próxima quinta-feira, dia 25, às 19h30, para enfrentar a Ponte Preta no Moisés Lucarelli.