Vitor Bueno está próximo da volta ao time do Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Jair Ventura não é muito de revelar as coisas, mas na noite desta sexta-feira ele deixou escapar uma informação importante: o treinador pensa em utilizar Vitor Bueno no meio de campo, na vaga que era de Lucas Lima, e Gabigol como centroavante, no lugar que pertencia a Ricardo Oliveira. Substituir os dois jogadores que deixaram o Santos recentemente é um dos maiores problemas a serem resolvidos pelo técnico em seu começo de trabalho na Vila Belmiro.

Durante sua participação em um programa da Rádio Globo Santos, Jair ouviu do apresentador a opinião de que Gabriel deveria jogar como centroavante, e Vitor Bueno como meia. E o técnico, depois de tentar disfarçar, demonstrou que essa também é sua ideia: “É precoce falar. Já conversei com o Gabigol, com o Vitor, mas não posso revelar, está o Brasil todo me escutando aqui”, disse ele. “Mas estou analisando e você está bem próximo do meu pensamento”.

Tanto para Gabigol quanto para Vitor, a ideia de Jair representa uma novidade. Antes de ser vendido para a Internazionale, onde não teve sucesso, o atacante jogava na ponta direita, tendo a seu lado Ricardo Oliveira. E essa posição foi ocupada por Vitor Bueno quando Gabigol foi para a Itália, já que Lucas Lima reinava absoluto como o principal armador pelo meio.

Como o Santos tem encontrado grandes dificuldades para contratar um novo centroavante e um novo meia, as soluções podem estar dentro de casa, na forma do Menino da Vila recém-trazido de volta ao clube e do talentoso jogador que está praticamente recuperado de uma grave lesão de joelho.

Na entrevista, Jair Ventura destrinchou um pouco mais do sistema que o seu Santos adotou nas primeiras partidas, e explicou as diferenças para o antigo 4-2-3-1 em que o Peixe atuava.

“Não foi todo mundo que percebeu, mas a gente fez um 4-1-4-1, ou um 4-3-3 com apenas um volante e dois médios. No 4-2-3-1, você tem dois volantes e um meia, no 4-3-3 ou no 4-1-4-1 você tem um volante e esses médios passam a ser dois meias, praticamente dois camisas dez que podem chegar. Ah, mas o Renato é volante… O Bruno Silva era volante e foi o artilheiro do Botafogo no ano, depende da liberdade que você dá para ele”.