Jesualdo, clássicos, Santos

Jesualdo Ferreira ainda não venceu clássicos ou times da Série A nacional pelo Santos (Foto: Divulgação/Santos FC)

A derrota para o São Paulo fez Jesualdo Ferreira chegar a uma marca desagradável no comando do Santos.

O treinador terminará a primeira fase do Campeonato Paulista sem ter vencido nenhum time que disputará a Série A do próximo Campeonato Brasileiro.

Até agora, Jesualdo comandou o Santos em três clássicos, diante de São Paulo, Palmeiras e Corinthians, além de ter duelado contra o Red Bull Bragantino: e não superou nenhum dos quatro rivais.

Em quatro jogos disputados contra esses adversários, foram dois empates – diante de Red Bull Bragantino e Palmeiras -, e duas derrotas, frente a Corinthians e São Paulo.

Para piorar, o Santos marcou somente um gol nessas quatro partidas, justamente contra o time do Morumbi.

Nas demais, ficou no empate sem gols contra Palmeiras e Red Bull Bragantino, e perdeu para o Corinthians sem balançar as redes (2 a 0, em Itaquera).

O pífio desempenho dá ao Santos de Jesualdo apenas 16,6% de aproveitamento contra quatro rivais que certamente cruzarão novamente o caminho alvinegro no Brasileirão e, possivelmente, nas fases seguintes do Campeonato Paulista.

Outro ponto negativo é que o Santos é o único dos grandes que perdeu clássicos. Os demais jogos, sem a participação santista, terminaram empatados. Palmeiras e Corinthians ainda se enfrentam nas próximas rodadas.

Reencontro na semi?

O fato de não vencer os principais rivais pode pesar contra Jesualdo justamente no momento mais importante do Paulistão.

O Santos, se passar às semifinais, tem chances de cruzar novamente justamente com o algoz deste sábado, no Morumbi.

Um reencontro contra Red Bull Bragantino, Corinthians ou Palmeiras, pelas projeções da tabela, poderiam acontecer apenas na grande decisão do Estadual.

O Santos tem ainda mais dois jogos antes de terminar a primeira fase do Campeonato Paulista, mas não enfrentará seus principais rivais até o fim das rodadas classificatórias.

O Peixe receberá o Santo André no próximo sábado, e terminará sua participação visitando o Novorizontino.

A equipe ainda não está classificada, mas lidera seu grupo com cinco pontos de vantagem para os principais perseguidores.

*Colaboração: Paulo Amaral