Técnico Jesualdo Ferreira elogiou o trio SMS e confirmou intenção de usar o 4-3-3 (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O técnico Jesualdo Ferreira participou do programa “Futebol a sério” do Canal 11, de Portugal, na noite desta sexta-feira e deixou claro como pretende fazer o Santos jogar sob o seu comando. Assim como Jorge Sampaoli, o treinador português pretende ter como base o esquema 4-3-3.

“O 4-3-3 me garante conseguir passar para outros sistemas com mais segurança. É um sistema que controla melhor os espaços, mas para colocar o meu 4-3-3 preciso de jogadores que consigam interpretar o que eu quero”, afirmou o técnico.

Na sequência da entrevista, ele deixou claro o perfil que deseja para que o 4-3-3 funcione.

“O 4-3-3 se torna menos forte quando se tem dois laterais fortes ofensivamente. Se não tenho dois meias que sejam fortes verticalmente também. Sem um primeiro volante de alta qualidade também é difícil”, explicou.

Dos três laterais do elenco atual do Peixe, dois (Felipe Jonatan e Madson) se destacam mais no parte ofensiva. Pará é o único com característica mais defensiva. Logo, deve sair em vantagem na disputa.

Em relação aos meias, Carlos Sánchez, Diego Pituca e Evandro podem fazer a função esperada pelo treinador. Em relação ao primeiro volante, Jobson pode ganhar mais espaço pela qualidade no passe, já que Alison é mais forte na marcação. No entanto, o treinador também tem a opção de recuar Diego Pituca para a função.

“Se os três da frente forem dois pontas puros e um atacante não é o ideal. Para mim, os três da frente precisam ser atacantes que saibam jogar fora e dentro da área. Exemplos: Lisandro Lopes e Ricardo Quaresma”, afirmou.

Dos trio SMS que fez sucesso no Brasileirão, Marinho e Sasha podem atuar tanto pelo lado quanto centralizado. Soteldo, destaque do Peixe na temporada, atua mais aberto, com as características de um ponta. No entanto, os três foram elogiados pelo novo treinador.

“Do que vi do Santos de Sampaoli, o time tem três atacantes muito rápidos, fortes e com mobilidade. Logo, vai ser mais fácil para que minhas ideias entrem rapidamente”, afirmou.