João Schmidt chegou ao Santos em janeiro de 2024 e é destaque, mas não foi bem contra o Amazonas  (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O volante João Schmidt foi uma das contratações do Santos para a renovação que o clube está passando na temporada de 2024. O jogador, que retornou ao Brasil a pedido do técnico Fábio Carille após um período vitorioso no futebol japonês, é o único atleta de linha que esteve presente em todos os jogos da temporada até o momento.

João, inicialmente cotado para ser reserva de Tomás Rincón, acabou começando a temporada como titular, devido a uma lesão do venezuelano. Com um bom desempenho no Paulistão, o volante desbancou o então capitão do Santos e esteve em campo em todos os 20 jogos do Santos na temporada, sendo titular em 18 e entrando em campo como substituto em apenas dois.

Até então, o zagueiro Gil também havia participado de todos os jogos na temporada, iniciando todos como titular. No entanto, o defensor foi poupado da partida contra o Amazonas, deixando João Schmidt como o único jogador de linha a atuar em todas as partidas da temporada.

Schmidt se destacou no Estadual por sua sólida atuação defensiva e por contribuir para a construção do jogo, mesmo atuando como primeiro volante. O atleta já marcou um gol com a camisa do Peixe, na vitória por 1 a 0 contra o Corinthians, pela fase de grupos do Campeonato Paulista, além de uma assistência.

CARREIRA

Revelado nas categorias de base do São Paulo, João Schmidt nasceu na capital paulista e teve sua estreia como profissional em 2012. Na equipe do Morumbi, o volante permaneceu por cinco temporadas, com diversas convocações para as categorias de base da Seleção Brasileira, até ser transferido para a Atalanta, da Itália, em 2017.

O meio-campista também passou por clubes como Vitória de Setúbal e Rio Ave, em Portugal, antes de se aventurar no futebol japonês, onde defendeu o Nagoya Grampus por dois anos e jogou as últimas três temporadas pelo Kawasaki Frontale.

Schmidt chegou ao Peixe no início de 2024 e assinou contrato válido por duas temporadas. Em pouco tempo, foi peça fundamental na campanha que levou o Santos de volta à final do Paulistão após oito anos, embora tenha ficado com o vice-campeonato ao perder para o Palmeiras.

Leia também: