Em 2011, Neymar foi eleito o Rei da América (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

Domingo em Vila Belmiro, Santos e Athletico Paranaense estarão novamente frente a frente. Como a onda do momento é falar sobre Neymar de moicano, não podíamos deixar de relembrar a partida de 2011, quando o então Menino Ney só não fez chover.

Com seu belíssimo penteado – talvez em sua melhor versão, Neymar anotou todos os quatro gols da vitória santista por 4×1. Marcou mais duas vezes, mas teve os gols anulados pela arbitragem (um deles, incorretamente). Além dos gols, Neymar desfilou todo o seu repertório: dribles desconcertantes, passes precisos, jogadas de efeito. Uma tarde inesquecível para os mais de 16 mil presentes ao Pacaembu.

Logo aos dois minutos de jogo, Neymar marcou o primeiro gol de pênalti – sofrido por ele mesmo. Fez outro aos 24 e mais um aos 42 da primeira etapa, mas ambos foram anulados – o segundo deles incorretamente. O Athletico chegou a empatar, no início do segundo tempo, mas a igualdade durou apenas três minutos. Neymar bateu mais um pênalti e recolocou o Santos em vantagem. Antes do término do confronto, ele marcou mais duas vezes para fechar o marcador em 4 a 1.

Anos depois do jogo, ao programa Resenha ESPN, o meia Paulo Baier, do Athletico, contou curiosa história sobre a preleção da equipe paranaense antes do jogo. Segundo o ex-jogador, o técnico Antônio Lopes entrou no vestiário com uma página de jornal com foto de Neymar. “Hoje ele não faz nada”, gritou o treinador, que rasgou o jornal, atirou ao chão, pisou e chutou a página, tentando motivar seus atletas. “Sabem quantos gols ele marcou? Seis! Mas só valeram quatro”, contou Baier aos risos. Não deu muito certo a estratégia do delegado Lopes.

No histórico do confronto, amplo domínio santista. São 60 jogos desde o primeiro encontro (ocorrido em 1943), com 28 vitórias do alvinegro praiano, 17 vitórias dos paranaenses e 15 empates. O Peixe marcou 91 gols e sofreu 66. Em partidas válidas somente pelo Brasileirão, o Santos também domina o confronto: 23 vitórias, 12 derrotas e 12 empates, em 47 partidas.

FICHA TÉCNICA

Santos 4 x 1 Athletico Paranaense

Campeonato Brasileiro de 2011

Data: 29 de outubro de 2011 (sábado, 18h)

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)

Público: 16.679 pagantes

Renda: R$ 360.695,00

Juiz: Francisco Carlos Nascimento (AL)

Gols: Neymar aos 2 minutos do primeiro tempo; Paulo Baier aos 6, Neymar aos 9, aos 11 e aos 24 minutos do segundo tempo

Santos: Rafael; Danilo, Edu Dracena (Bruno Aguiar), Bruno Rodrigo e Durval; Adriano, Arouca (Ibson), Henrique; Neymar, Rentería (Diogo) e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho

Athletico Paranaense: Renan Rocha; Wágner Diniz (Edilson), Manoel, Gustavo Lazzaretti e Herácles; Deivid, Wendel (Marcinho), Cléber Santana e Paulo Baier; Guerrón e Nieto. Técnico: Antônio Lopes

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.