Basílio foi o 12º jogador na conquista do Brasileirão de 2004 (Crédito: Divulgação)

Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*

O Santos vai até Goiânia neste sábado para enfrentar o Goiás pela 32ª rodada do Brasileirão. Local inóspito historicamente para o Peixe, o Serra Dourada abrigou 20 partidas entre as equipes pelo torneio nacional, com apenas três vitórias santistas (foram sete empates e 10 vitórias do Goiás). O primeiro triunfo do Santos no estádio goiano foi na décima segunda tentativa, em 2005.

Os alvinegros entraram em campo para enfrentar o Goiás sem seus dois principais jogadores, Robinho e Deivid – negociavam suas saídas para Real Madrid e Bordeaux, respectivamente. O lateral Léo, dias antes, havia anunciado sua transferência para o Benfica, de Portugal.

O processo de reformulação da equipe bicampeã em 2002/2004 estava em curso e a vitória em Goiânia trouxe muitas esperanças aos santistas – que infelizmente não se concretizaram na sequência do ano. Os substitutos deram conta do recado: Douglas marcou dois gols e Basílio também deixou o dele.

A partida começou em ritmo alucinante e aos dez minutos o placar já apontava 1×1. O Peixe sofreu a virada, mas em seis minutos restabeleceu a vantagem no placar: Douglas e Basílio foram às redes. No segundo tempo, Ricardinho ampliou e definiu a inédita vitória santista no famoso estádio goiano. Com um jogador a mais – Cléber Gaúcho foi expulso, o Santos diminuiu o ritmo e, mesmo sofrendo o terceiro gol, conservou a vitória.

Com o triunfo, o time treinado por Alexandre Gallo alcançou a quarta colocação na tabela. Na continuidade do campeonato, perdeu força e não conseguiu acompanhar o ritmo dos clubes que brigaram pelo título. Nos oito confrontos seguintes, o Peixe saiu vencedor em apenas dois deles (2010 e 2013), o que reforça a dificuldade histórica em vencer no Serra Dourada. A esperança é que desta vez os comandados de Jorge Sampaoli tenham a qualidade (e a sorte) necessária para a conquista de mais três pontos.

FICHA TÉCNICA

Goiás 3 x 4 Santos

Data: 10 de julho de 2005 (domingo, 16h)

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Público: 6.450 pagantes

Renda: R$ 75.790,00

Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)

Gols: Douglas aos 6, Aldo aos 9, Souza aos 37, Douglas aos 39 e Basílio aos 45 minutos do segundo tempo; Ricardinho aos 11 e Jorge Mutt aos 26 minutos do segundo tempo

Goiás: Harlei; Paulo Baier (Vítor), Aldo, André Leone e Jadílson; Cléber Gaúcho, Marcelo Silva (Thiago), Romerito e Rodrigo Tabata; Roni e Souza (Jorge Mutt). Técnico: Édson Gaúcho

Santos: Mauro; Paulo César, Ávalos, Altair e Carlinhos; Fabinho (Halisson), Bóvio, Ricardinho e Giovanni; Basílio (Danilinho) e Douglas (Wendel). Técnico: Alexandre Gallo

Confira abaixo os gols dessa vitória inesquecível do Peixe:

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.