Maikon Leite fez o gol da vitória de 2008 diante do Internacional. Foi o último triunfo do Santos no Beira-Rio (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

Em 2008 o Santos passava por uma das maiores crises dos últimos anos e com o técnico Cuca no banco. Mesmo assim conseguiu uma expressiva vitória por 1 a 0 contra o Internacional no Beira-Rio com gol de Maikon Leite. Essas coincidências com o momento atual dão maior esperança para a torcida alvinegra. A vitória na época aliviou um pouco a pressão em cima da equipe, que conseguiu sair da zona de rebaixamento após 11 rodadas seguidas.

Cuca tinha apenas 12 jogos no comando e uma vitória, que só aconteceu em sua nona partida. O embate contra o Inter foi fraco tecnicamente e com as duas equipes alternando oportunidades. Na melhor delas, Maikon Leite aproveitou vacilo da zaga gaúcha e fez o único gol do jogo. Foi um campeonato difícil com o Santos por muitas vezes próximo ao Z4. A chance de rebaixamento existia, ainda que remota, na última partida da competição, mas a equipe se salvou já sem Cuca no banco.

Santos e Internacional já disputaram 76 jogos ao longo da história e com impressionante equilíbrio: 27 vitórias para cada time e 22 empates. Cada equipe marcou 94 gols. Ano passado foram dois jogos pelo Brasileiro sem gols.

FICHA TÉCNICA:

Internacional 0 x 1 Santos

Data: 31 de julho de 2008

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Público: 19.512 pagantes

Renda: R$ 260.490,00

Árbitro: Djalma Beltrami

Gol: Maikon Leite aos 20 do segundo tempo

Internacional: Clemer; Ângelo, Danny Moraes, Índio e Marcão (Ramon); Edinho, Guiñazu, Andrézinho e Taison; Guto (Adriano) e Walter (Thales Cunha). Técnico: Tite

Santos: Douglas; Marcelo, Domingos e Fabiano Eller; Quiñones (Wesley), Dionísio, Michael (Adriano), Molina (Adoniran) e Kleber; Maikon Leite e Kleber Pereira. Técnico: Cuca

Confira abaixo os melhores momentos desse confronto histórico.

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.