Vanderlei é o sexto goleiro com mais jogos com a camisa do Santos na história (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

Nesta terça-feira, o Santos inicia sua 15ª participação na Copa Libertadores da América em busca do quarto título da maior competição do continente. O Peixe jogará contra o Defensa y Justicia, da Argentina, em confronto inédito na história do clube.

Trata-se da partida número 131 da história do clube na Libertadores. O Peixe visitou a Argentina nove vezes, três delas pela final da competição (1962, 1963 e 2003).

Vanderlei foi eleito o melhor jogador daquela partida contra o Estudiantes (Crédito: Divulgação)

2018 foi o último ano que o Santos disputou a Libertadores. Na ocasião, o Peixe foi eliminado nas oitavas de final pelo Independiente e enfrentou na fase de grupos o Estudiantes, dois times argentinos. E o jogo na cidade de Quilmes contra o Estudiantes foi épico, com uma atuação de gala do goleiro Vanderlei.

Com um desempenho errante no início da temporada, a equipe treinada pelo técnico Jair Ventura venceu o confronto, mas o destaque do jogo foi o arqueiro santista. Com defesas milagrosas, Vanderlei foi fundamental para segurar o placar e garantir os três pontos.

O Santos começou a partida fechado na defesa, com o objetivo de explorar os contra-ataques. Aos 18 minutos, o Peixe abriu o placar em ótima jogada de Eduardo Sasha. O atacante driblou um zagueiro e tocou na saída do goleiro argentino – a bola bateu na trave e sobrou limpa para Arthur Gomes concluir ao gol. Na sequência da partida, o Santos se fechou e contou com os milagres de Vanderlei para conservar a vantagem.

Peixe em estreias

O desempenho santista em estreias pela Copa Libertadores não é dos mais animadores: foram apenas cinco vitórias nas 14 participações anteriores (com 4 empates e 5 derrotas). Esta é a primeira vez que o Santos começa a Libertadores em terras argentinas.

O país que mais viu o alvinegro estrear foi a Bolívia, em cinco oportunidades. Colômbia e Peru (duas vezes), Venezuela e Chile (uma vez) foram os demais países a receber o debut peixeiro – por três vezes iniciamos jogando a competição no Brasil. A última estreia com mando do Peixe foi em 1964, contra o Independiente.

FICHA TÉCNICA

Estudiantes 0 x 1 Santos

Data: 05 de abril de 2018

Local: Estádio José Luis Meiszner, em Quilmes (Argentina)

Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)

Gol: Arthur Gomes aos 18 minutos do primeiro tempo

Estudiantes: Andújar; Sánchez, Desábato, Schunke e Campi; Ivan Gomez, Lucas Rodríguez, Giménez (Pavone) e Lattanzio (Cascini); Otero e Melano. Técnico: Lucas Bernardi

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Renato (Gustavo Henrique) e Jean Mota; Arthur Gomes (Léo Cittadini), Eduardo Sasha e Rodrygo (Diogo Vitor). Técnico: Jair Ventura

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.