Menino da Vila, Ganso vestia a camisa 10 do Peixe e brilhou no clube (Crédito: Divulgação)

Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*

Santos e Avaí se enfrentam em Florianópolis pela 31ª rodada do Brasileirão nesta quarta-feira. Ao longo da história do torneio nacional, o Santos visitou a Ressacada em apenas cinco oportunidades. Nestes jogos, grande equilíbrio: uma vitória para cada lado, além de três empates. Contamos com uma vitória nesta quarta para que o Peixe desempate e lidere o confronto histórico.

O primeiro jogo da série foi em 2009, na primeira participação do Avaí no Campeonato Brasileiro de pontos corridos. A partida foi válida pela penúltima rodada da competição, com as duas equipes já em ritmo de férias. Os azuis maravilhados com a ótima campanha e os santistas mais ligados nas eleições presidenciais, que aconteceriam alguns dias depois – Luís Álvaro seria o eleito.

Apesar da irregular campanha, o time do Santos já tinha a base montada para o grande time de 2010: Neymar, Ganso, Léo, Mádson, Edu Dracena, Felipe e Pará (sim, ele mesmo!) atuaram naquela tarde de domingo em Floripa. O treinador santista era Luxemburgo, em sua terceira e, até então, última passagem pelo clube.

Com a bola rolando, o Avaí começou avassalador e abriu 2×0 em seis minutos de partida, com dois gols de Cristian – um deles em pênalti cometido por Léo. Antes do fim do primeiro tempo, o matador Kléber Pereira descontou, também cobrando penalidade máxima. Com um a menos na etapa complementar, o zagueiro Adaílton foi expulso, o Peixe lançou-se ao ataque e foi premiado com o empate – marcado por Paulo Henrique, o Ganso.

FICHA TÉCNICA

Avaí 2 x 2 Santos

Data: 29 de novembro de 2009 (domingo, 17h)

Local: Estádio da Ressacada (Florianópolis)

Público: 8.761 pagantes

Renda: R$ 47.187,00

Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS)

Cartões amarelos: Léo Gago, Anderson, Paulo Henrique Ganso e Edu Dracena

Cartão vermelho: Adaílton

Gols: Cristian aos 3 e aos 6 minutos, Kléber Pereira aos 27 minutos do primeiro tempo; Paulo Henrique Ganso aos 39 minutos do segundo tempo.

Avaí: Eduardo Martini; Rafael, Augusto e Anderson; Luís Ricardo (Leonardo), Ferdinando, Léo Gago, Caio e Eltinho (Uendel); Muriqui e Cristian (Fabinho Capixaba). Técnico: Silas

Santos: Felipe; Pará, Adaílton, Eli Sabiá e Léo; Rodrigo Mancha (Róbson), Rodrigo Souto, Madson (Edu Dracena) e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Felipe Azevedo) e Kléber Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.