Contratação milionária, Leandro Damião não vingou no Peixe (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

O Santos volta a jogar pelo Brasileirão neste domingo, diante do Botafogo. No histórico do confronto, a vantagem é do Peixe. Em 112 partidas disputadas, o alvinegro praiano venceu 44 delas – foram 37 vitórias do alvinegro carioca e 31 empates. O domínio santista se estende, também, em partidas pelo Brasileirão. São 65 jogos pelo maior torneio nacional, com 24 triunfos do Peixe, 20 vitórias do Botafogo e 21 empates. Jogos em Vila Belmiro, mais uma vez, dá Santos: 18 vitórias, 11 empates e 8 derrotas.

Voltaremos ao ano de 2014, quando as equipes se enfrentaram na penúltima rodada do campeonato. Em situação delicada, tal qual agora na edição de 2020, o time carioca precisava desesperadamente da vitória para manter as chances matemáticas de permanência na primeira divisão. O Santos, por sua vez, já estava sem qualquer aspiração no torneio – ocupando o famoso G-Santos.

O Peixe dominou o jogo em seu início e por pouco não abriu o placar aos nove minutos, com o zagueiro David Braz. Aos 28, Robinho quase marcou, mas o goleiro Jéfferson foi preciso na defesa. O Botafogo conseguiu se organizar e diminuiu o domínio santista, mas esbarrou na falta de qualidade para conseguir produzir algo criativo. Antes do fim da primeira etapa, Gabriel acertou a trave botafoguense.

No intervalo, o técnico Enderson Moreira mandou a campo Leandro Damião, o contestado centroavante santista. Contratado por uma fortuna, o jogador não correspondeu às expectativas, mas neste jogo foi decisivo. Com três minutos em campo, abriu o placar e aumentou a agonia do Botafogo. Desesperados, os cariocas partiram para o ataque, mas nada conseguiram produzir. Com um minuto para o final, Damião marcou mais um e sacramentou o rebaixamento do rival.

FICHA TÉCNICA

Santos 2×0 Botafogo

Campeonato Brasileiro de 2014

Data: 30 de novembro de 2014 (domingo, 17h)

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Árbitro: Dewson Freitas da Silva (PA)

Gols: Leandro Damião aos 3 e aos 44 minutos do segundo tempo

Santos: Aranha; Daniel Guedes, Edu Dracena, David Braz e Caju; Alison, Renato e Lucas Lima; Thiago Ribeiro (Diego Cardoso), Robinho (Leandro Damião) e Gabriel (Serginho). Técnico: Enderson Moreira

Botafogo: Jefferson; Régis, Dankler, André Bahia e Júnior César; Aírton, Gabriel, Andreazzi (Murilo) e Ronny (Gegê); Yuri Mamute e Bruno Corrêa (Maikon). T: Vágner Mancini

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.