O uruguaio Rodolfo Rodríguez é um dos maiores goleiros da história do Peixe (Crédito: santos FC)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

O Santos segue tentando se reencontrar no Campeonato Brasileiro e terá pela frente neste sábado o Atlético Goianiense, em Goiânia (GO). Foram apenas nove partidas pela principal competição nacional e na primeira delas, em 1986, o Santos saiu vitorioso fora de casa.

Mas antes de comemorar os dois pontos da vitória, o Peixe viu muita confusão. Logo no início da partida, a bola bateu na mão do santista Nildo dentro da área, mas o árbitro Manoel Serapião Filho ignorou a penalidade máxima.

Aos 16 minutos do segundo tempo, Dunga lançou Serginho, que contou com o corta-luz de Ribamar para a bola chegar limpa. O centroavante só ajeitou para o próprio Ribamar dar uma cavadinha por cima do goleiro Leoneti. O detalhe foi que o camisa 9 estava adiantado assim que Dunga o lançou. Ainda no segundo tempo Nildo, fez novo pênalti ignorado pela arbitragem. Desta vez o beque deu um carrinho nas pernas de Marçal, mas o jogo seguiu.

A torcida goiana não perdoouos sucessivos erros e invadiu o gramado perseguindo o apitador. O mais inusitado aqui é que Serginho Chulapa entrou na confusão para apartar os torcedores. Naquele Brasileirão, o Peixe fez uma campanha apenas discreta, sendo eliminado na segunda fase, antes do início do mata-mata.

FICHA TÉCNICA:

Campeonato Brasileiro de 1986

Atlético Goianiense 0 x 1 Santos

Data: 17 de setembro de 1986

Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Público: 16.848 pessoas

Árbitro: Manoel Serapião Filho

Gol: Ribamar aos 16 minutos do segundo tempo

Atlético Goianiense: Leoneti; Eduardo, Serginho, Dick e Celio; Valdeir, Nelio e Marçal (Odnei); Osmarzinho, Olair (Eneas) e Willian. Técnico: Arizona

Santos: Rodolfo Rodríguez; Ijuí, Maurício, Nildo e Paulo Robson; Dunga, Ribamar e Junior; Serginho Secundino, Serginho Chulapa e Carlos Alberto Borges (Antonio Carlos). Técnico: Chico Formiga

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.