
O atacante Coutinho marcou o primeiro gol do Estádio Manuel Ferreira (Crédito: Reprodução)
*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE
Nesta quinta-feira o Santos enfrenta o Olimpia, em Assunção, no Paraguai, em busca de no mínimo um empate para garantir sua vaga na próxima fase da Copa Libertadores. Esta será a terceira vez que o clube de Vila Belmiro jogará no Estádio Manuel Ferreira. A primeira delas ocorreu em 1965, quando o esquadrão de Pelé e companhia foi convidado para inaugurar o local.
No dia 14 de maio de 1965, 30 mil torcedores (10 mil a mais que a capacidade do lugar) se acotovelaram para ver o time do técnico Lula em ação. A aglomeração causou grandes problemas, como queda de grades e pessoas feridas.
Em campo, o Peixe alinhou com Cláudio, Carlos Alberto, Mauro e Geraldino; Haroldo e Lima; Peixinho, Mengálvio (Rossi), Coutinho (Toninho), Pelé e Pepe (Abel). Coube a Coutinho a honra de marcar no Manuel Ferreira pela primeira vez. O camisa 9 inaugurou o placar, mas Rojas empatou. Pelé recolocou o alvinegro praiano na frente, mas novamente Rojas marcou e deu números finais ao amistoso.
O Santos foi convidado para inaugurar 18 estádios ao redor do planeta, além de participar, obviamente, da inauguração de sua própria praça esportiva. O estádio em Assunção foi o primeiro inaugurado pelos santistas no exterior. No total foram 19 partidas com 13 vitórias, quatro empates, duas derrotas, 45 gols marcados e 20 gols sofridos.
FICHA TÉCNICA
Olimpia 2 x 2 Santos
Data: 14/05/1965
Estádio: Manuel Ferreira, em Assunção (Paraguai)
Olimpia: Chamorro, Molinas, Gaona, Benítez e Rojas; Villalba e Lettieri; Del Puerto (Rodrigues), Apodaca (Rivarola), Torres e González
Santos: Cláudio, Carlos Alberto, Mauro e Geraldino; Haroldo e Lima; Peixinho, Mengálvio (Rossi), Coutinho (Toninho), Pelé e Pepe (Abel). Técnico: Lula
*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.
Deixar um comentário