Rodrygo é uma das apostas do Peixe para 2018
Crédito: Ivan Storti / Santos FC

Se em 2017 o torcedor santista tem uma coisa para comemorar além da classificação direta para a Libertadores é o surgimento de novos meninos da Vila. Na temporada, novos rostos subiram das categorias de base para o profissional.

Alguns nem chegaram a atuar, mas comemoram só em começar a conviver com os profissionais. Caso do zagueiro Matheus Guedes, de 17 anos, que ficou no banco de reservas na partida contra o Flamengo no jogo do returno do Brasileirão com os desfalques de David Braz, Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique.

Mas é no setor ofensivo principalmente que as novidades empolgam os santistas. Tratados como joias da base, Rodrygo e Yuri Alberto, ambos de 16 anos, estrearam na reta final da competição e agradaram o técnico Elano. Na última partida da temporada, contra o Avaí, chegaram até a jogar juntos no segundo tempo.

“Coloquei os meninos porque confio neles. O aspecto personalidade que eles deram para o jogo foi muito positivo. Coloco sem medo, pois acho que eles têm qualidade”, disse o treinador.

Outro que veio da base e deixou boa impressão foi Arthur Gomes. O atacante fez sua estreia no profissional no final do ano passado e nessa temporada ganhou novas chances, não decepcionando. Foram 18 jogos e 3 gols, números positivos para um “menino” de apenas 19 anos.

E oportunidades não devem faltar no próximo ano. Só no ataque cinco jogadores podem deixar a Vila Belmiro. Kayke, Lucas Crispim, Thiago Ribeiro e Vladimir Hernández não agradaram e devem sair. Já Ricardo Oliveira tem proposta de renovação de contrato do clube, mas seu futuro ainda não está decidido.