JP Chermont vem se destacando no profissional do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos agendou uma reunião para a próxima semana para discutir a renovação do lateral-direito João Pedro Chermont. O Menino da Vila foi promovido ao profissional nesta temporada e deu resposta imediata na posição. A diretoria do Peixe entende que o garoto merece uma valorização. Atualmente, tem vínculo até 30 de setembro de 2025.

Chermont iniciou o ano se destacando na Copa São Paulo, em janeiro, e depois na disputa da Equality Cup, no Catar, em fevereiro. Assim que retornou ao Brasil após a turnê internacional, foi inscrito pelo Alvinegro para a disputa do Campeonato Paulista. O garoto estreou no time principal na vitória sobre a Inter de Limeira por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do estadual.

Depois, ganhou minutos no mata-mata do Paulistão. Entrou no empate com a Portuguesa sem gols nas quartas de final, também na Vila, jogo em que o Santos se classificou nos pênaltis, e depois na vitória sobre o Red Bull Bragantino por 3 a 1, na Neo Química Arena, pela semifinal. Nas finais contra o Palmeiras, ganhou a titularidade na Vila no jogo de ida, confronto que o Peixe venceu por 1 a 0. Na volta, ainda entrou nos minutos finais na derrota por 2 a 0, no Allianz Parque, partida que resultou no vice-campeonato.

A comissão técnica de Fábio Carille entende que João Pedro conseguiu responder tecnicamente e com personalidade quando foi exigido. Na Série B, segue atuando e briga pela titularidade na posição.

Ele entrou no intervalo da vitória sobre o Paysandu por 2 a 0, na Vila Belmiro, e foi titular na vitória também por dois gols sobre o Avaí, na Ressacada. Chermont inclusive marcou seu primeiro gol pelo profissional abrindo o placar em Florianópolis.

Aderlan, contratado no começo do ano para ser o dono da lateral direita, passou por cirurgia na mão e deve demorar um pouco mais para retornar ao gramado. Enquanto isso, JP ganhou a concorrência de Rodrigo Ferreira e deve permanecer no time titular. Diante das boas atuações, principalmente na final do Paulistão, despertou interesse de times da Europa, que agora monitoram sua situação.

HISTÓRICO

Natural de Bauru (SP), JP Chermont é nascido em 2005 e chegou ao Santos em 2018 com apenas doze anos. Ele foi destaque do Noroeste jogando contra o Peixe nas semifinais do Campeonato Paulista Sub-11 de 2017. Desde então, se consolidou na base do clube e acumula convocações para a Seleção Brasileira. Ano passado, foi campeão do Sul-Americano Sub-17 com a camisa amarelinha.

Em 2017, foram 4 gols em 22 jogos pelo Noroeste no Paulista Sub-11. Em 2019, 13 confrontos pelo Paulista Sub-13. Já em 2021, 13 duelos pelo Paulista Sub-15. No ano retrasado, pelo Sub-17, foram 2 gols em 10 partidas pelo Paulista e 7 duelos pelo Brasileiro.

No ano passado, foram 15 jogos pelo Paulista Sub-17, 3 pelo Paulista Sub-20 e outros 7 confrontos pela Copa São Paulo. Além de um gol em 11 partidas pelo Brasileiro Sub-17, dois jogos pelo Brasileiro Sub-20 e um duelo pela Copa do Brasil Sub-20.

Já neste ano, foram seis partidas pela Copa São Paulo. No profissional, cinco jogos pelo Paulistão e outros dois pelo Brasileiro.

Leia também: