
Kaio Jorge é o vice-artilheiro do Brasileirão (Foto: Divulgação / Cruzeiro)
O atacante Kaio Jorge, revelado pelo Santos, retornou ao Brasil em 2024 para defender o Cruzeiro após uma passagem marcada por dificuldades no futebol europeu. Em entrevista ao Bola da Vez, da Espn, o centroavante lembrou a saída do Peixe, revelou que tinha apalavrado a renovação com o então presidente interino Orlando Rollo e explicou a decisão de aceitar a proposta da Juventus.
“Meu contrato estava acabando, os clubes de fora fazendo contato o tempo todo e eu tinha o contrato meio que renovado, apalavrado com o Santos, mas teve mudança de diretoria, um rolo danado. O Peres estava com um processo lá (de impeachment), ficou um tempo afastado, eu tinha deixado apalavrado com o Rollo (Orlando, ex-vice e presidente interino), mas o Peres disse para esperar ele voltar porque ele queria fazer o meu contrato, mas não deu tempo. Ele foi suspenso, punido, e eu precisava resolver a minha vida. A Juventus chega de uma forma muito importante para a minha carreira. É um clube grande, que dificilmente algum jogador recusaria. Como todo atleta que tem o sonho de jogar na Europa, eu não poderia recusar essa proposta”, afirmou o atacante.
Em 2021, o atacante se transferiu para a Juventus por 3 milhões de euros. Após a negociação, Kaio enfrentou críticas da torcida santista. A situação piorou quando, logo após a derrota do Santos por 3 a 0 para o Juventude, pelo Brasileiro daquele ano, o jogador fez um post irônico no Twitter: “Verdade, o problema era o atacante, mesmo”, com emojis de risadas.
A provocação não foi bem recebida, e Kaio Jorge foi alvo de críticas e xingamentos por parte dos torcedores do Santos, que o acusaram de desrespeito e revidaram também com zoação por ele não ter estreado pela equipe italiana até aquele momento. No ano passado, o jogador já havia dito que abriu mão de uma quantia considerável de dinheiro para deixar o Peixe.
“Algumas pessoas acham que eu fui meio ingrato da parte de ter saído do Santos, mas eu deixei uma parte financeira ali por trás dos bastidores. Muita gente não sabe, mas deixei essa parte pro clube que era minha. Então assim, fui com coração tranquilo, fui em busca do meu sonho”, explicou o atacante.
Kaio Jorge começou sua trajetória no Santos em 2018, quando foi promovido ao time profissional, mas retornou à base no mesmo ano. Em 2019, firmou-se na equipe principal, jogando sete partidas, mas sem marcar gols. Já em 2020, ele se consolidou como uma das principais promessas do clube, atuando em 48 jogos e marcando nove gols, o que atraiu o interesse de clubes europeus.
Na Juventus, Kaio foi inicialmente integrado ao time Sub-23, mas teve poucas oportunidades no time principal, disputando 11 partidas sem marcar gols. Posteriormente, foi emprestado ao Frosinone, da segunda divisão italiana, onde atuou em 22 jogos, marcando três gols e dando uma assistência. Porém, ele acabou sofrendo uma lesão de LCA e ficou meses afastado dos gramados.
Agora, de volta ao Brasil, Kaio Jorge vem sendo titular no Cruzeiro e é vice-artilheiro do Brasileirão, com 8 gols. O atacante tem contrato com o clube mineiro até o fim de 2029.