Kauan Pereira marcou o gol do Santos (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

Santos venceu o Mirassol por 1 a 0, no CT Mirassol, em Mirassol, pela sétima rodada do Campeonato Paulista Sub-20, neste sábado (07). O gol foi marcado pelo Kauan Pereira.

A equipe do técnico Mauricio Copertino vai a pontos. Na campanha, soma três vitórias, um empate e três derrotas, com doze gols marcados e onze sofridos. Até agora, os Meninos da Vila venceram o Audax (F), EC São Bernardo (C) e Mirassol (F), empataram com o Itapirense (C) e perderam para o Sfera (F), Aguaí (C) e Novorizontino (F).

No Grupo 1, o Peixe está ao lado de Aguaí, Audax, EC São Bernardo, Sfera, Ferroviária, Inter de Limeira, Itapirense, Juventus, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, São Caetano, São José, Taubaté e Velo Clube.

O JOGO

Com apenas dois minutos de jogo, o Peixe teve falta pelo lado direito do campo ofensivo e Pepê Fermino se posicionou para alçar a bola à área. Próximo à trave esquerda, João Alencar subiu bem para cabecear, mas foi travado. Cinco minutos depois, Pepê Fermino cobrou escanteio pela esquerda e a bola foi devolvida pela marcação nos pés do camisa 10 santista.

Com novo cruzamento para a área, ele colocou a bola mais uma vez com precisão na direção da cabeça de João Alencar. Com desvio quase fatal, o zagueiro santista obrigou o goleiro a se esticar para fazer defesa espetacular e tirar a bola da trajetória do ângulo direito. Aos 19, Pepê Fermino dominou a bola na entrada da grande área e acionou Robinho Jr., que chegava de trás para finalizar pela direita.

Mais uma vez, a bola se encaminhava ao ângulo direito, mas foi encaixada com perfeição pelo goleiro Lacerda. Com 35 minutos jogados, Kenay recebeu bola ajeitada por Gabriel Simples e apareceu para mandar uma bomba da intermediária do campo de ataque. A bola ganhou muita força e a direção do canto inferior direito, mas parou em defesa do goleiro em dois tempos.

Logo em seguida, em escanteio cobrado pela direita, Gabriel Simples cruzou para o meio da área e Pepê Fermino quase marcou um golaço de voleio, sem pulo. A bola assustou o goleiro Lacerda e saiu a poucos centímetros da trave direita. Aos 39 minutos, o Peixe pressionava a saída de jogo dos adversários no campo de ataque e, assim, Kauan Pereira forçou erro do goleiro para abrir o placar a favor do Santos.

Depois de bola recuada a Lacerda, o camisa 9 santista estava atento para roubar a bola e concluir como pôde para o fundo das redes. Já no segundo tempo, com sete minutos, Pepê Fermino chegou pela ponta esquerda do ataque e cruzou para o meio da área, na direção de Enzo Boer. Com corta-luz inteligente, o camisa 11 fez a bola chegar a Robinho Jr., livre de marcação.

O atacante foi rápido para finalizar mas, sem muita força, a bola parou nas mãos do goleiro. A partir de então, o Mirassol tentou se lançar ao ataque determinado a empatar o placar, mas esbarrou na boa postura defensiva da equipe santista. Com isso, as chances de gol demoraram a aparecer para os dois lados.

Com 34 minutos, Rodrigo Cezar dominou lançamento pela esquerda da entrada da área e fintou seu marcador antes de acionar Enzo Boer, que apareceu livre, passando à esquerda. Dentro da área, ao finalizar, o camisa 11 mandou a bola por cima da meta. Já nos acréscimos, o Peixe teve falta para cobrar pelo lado direito da entrada da área. Rodrigo Cezar ameaçou, mas foi Vinícius Lira que bateu colocado, buscando o ângulo direito. A bola subiu um pouco demais e passou por cima do travessão.

FICHA TÉCNICA

MIRASSOL 0 X 1 SANTOS FC

Local: CT do Mirassol, em Mirassol (SP)
Data: sábado, 7 de junho de 2025
Horário: 15h
Árbitro: Danilo Ricardo Salgado
Assistentes: Davi Costa Souza e Lucas Kenzi Watanabe
Cartão amarelo: (MFC) Gustavo Rodrigues; (SFC) Kenay
Gol: (SFC) Kauan Pereira, aos 39′ do 1ºT
SANTOS FC: João Pedro; Gabriel Simples, João Alencar, João Ananias e Vinícius Lira; Kenay, Gustavo Henrique (Caio Araujo) e Pepê Fermino (Rodrigo Cezar); Robinho Jr. (Padula), Enzo Boer e Kauan Pereira (Kauan Pierry). Técnico: Maurício Copertino
Mirassol: Lacerda; Esdras (Rafael Rodrigues), Marcelo Barbosa, Pedro Karam e Gabriel Rodrigues (Gabriel Faggioni); Mateus Ortega, Gustavo Rufino (Gabriel Schemes) e Enzo Parra; Felipinho (Vinicius Bacchi), Gustavo Rodrigues (Lucas Eduardo) e Enzo Silva. Técnico: Mateus Naneti

REGULAMENTO

Nesta edição, o formato da competição foi alterado visando a criação de uma segunda divisão para o torneio. Antes, eram três fases de grupos, a primeira regionalizada, para depois a disputa das quartas de final, semifinal e final.

As 48 equipes participantes foram divididas em três grupos com 16 times cada. A divisão foi de acordo com o ranking da categoria elaborado pela Federação Paulista de Futebol. Na primeira fase, as chaves se enfrentam entre si em turno único e, após 15 rodadas, os 10 melhores colocados avançam, além dos dois melhores 11ª colocados.

Na segunda fase, os times já se enfrentam em mata-mata, em critérios técnicos. A melhor campanha enfrenta a 32ª melhor, a segunda duela contra a 31ª melhor e assim por diante. Em caso de empate no placar agregado, a definição do classificado será nos pênaltis. A grande novidade é que nesta temporada, a categoria volta a ter duas divisões.

Diferente de critérios passados, o Sub-20 não depende do desempenho do elenco principal. Com o plano de a elite ter 32 clubes em 2029, nas edições de 2025, 2026, 2027 e 2028 caem seis times -dois piores de cada grupo- e sobem dois. A partir de 2029, quatro equipes serão rebaixadas enquanto outras quatro sobem da Série B.

Leia também: Marcelo Teixeira vê avanço em negociação por Neymar, mas admite: “A conta ainda não fechou”

Veja os jogos do Santos no Paulista Sub-20:

  • Sfera 2 x 1 Santos – Robinho Jr
  • Santos 2 x 3 Aguaí – Samuel Lima e Robinho Jr
  • Audax 0 x 2 Santos – Vinicius Lira e contra
  • Santos 2 x 1 EC São Bernardo – Enzo Boer e Pepe Fermino
  • Novorizontino 3 x 2 Santos – Enzo Boer e Pepe Fermino
  • Santos 2 x Itapirense, às 15h
  • Mirassol 0 x 1 Santos – Kauan Pereira
  • 21/06 (sáb): Santos x Ferroviária, às 15h
  • 28/06 (sáb): Taubaté x Santos, às 15h
  • 05/07 (sáb): Santos x Ponte Preta, às 15h
  • 13/07 (dom): São Caetano x Santos, às 15h
  • 19/07 (sáb): Santos x Inter de Limeira, às 15h
  • 26/07 (sáb): Santos x Juventus, às 15h
  • 06/08 (qua): São José x Santos, às 15h
  • 12/08 (ter): Santos x Velo Clube, às 15h