Kleiton Lima, novo técnico das Sereias da Vila, comentou sobre o reencontro com algumas jogadoras em seu retorno ao Santos na coletiva de apresentação nesta sexta-feira (02).
“Eu tive alegria de poder retornar em um elenco de 26 jogadoras, metade delas eu já conhecia e tive a oportunidade de trabalhar. Jogadoras ícones e referências no mundo, Cristiane está ai, a maior artilheira na história das Olímpiadas entre homens e mulheres, da Copa do Mundo. Passou da casa dos 30 anos, mas falei para ela que quanto mais velha ela está melhor. Continua fazendo gol, sendo exemplo em termos de referência, é uma jogadora que tem uma liderança muito grande e um refinamento muito técnico. É uma alegria poder trabalhar ao lado de Thaisinha, Tayla, Giovanna, da Ketlen….jogadora que buscamos em uma peneira quando tinha 14 anos de idade e hoje também está na casa dos 30 e continua fazendo gol, goleadora e evoluindo cada vez mais”, ressaltou.
O treinador trabalhou com algumas atletas que compõe o atual plantel das Sereias e até mesmo comandou Aline Xavi e Fabi Guedes, coordenadora de futebol feminino do clube e a auxiliar técnica, respectivamente. Ele revelou que foi um dos fatores que motivaram ainda mais seu retorno à Baixada Santista.
“Para mim, isso foi também um motivo de satisfação de fazer essa escolha em retornar as Sereias da Vila porque são jogadoras que respeito e dou a maior credibilidade. Tem uma mescla entre as ícones e mais experientes e a base que vem forte. O Santos também faz um trabalho grande na base e tem buscado minimizar os problemas de um meio de temporada, em contratações e buscar fortalecer com a base. Essa sensação de retornar em casa, conhecendo as atletas e tendo essa estrutura me deixa mais empolgado ainda.”, contou.
Ainda na entrevista, Kleiton foi questionado sobre possíveis reforços no elenco visando o planejamento do ano que vem já que a janela de transferências foi encerrada. O técnico revelou conversas com o presidente Andres Rueda para reestruturar o departamento de mercado e buscar parcerias para as Sereias.
“Já tem uma busca por novos parceiros para a modalidade, para as Sereias da Vila que a gente possa também melhorar esse investimento em termos de mercado para trazer outras grandes jogadoras. Essa gestão já está atrás para acontecer isso. Da minha parte vamos buscar alternativas, tenho um olhar também para a América do Sul onde tem aparecido outras jogadoras em cenário desconhecido ainda, mas quem acompanha o futebol feminino…agora mesmo estava vendo vídeo de jogadoras argentinas, colombianas, equatorianas que serviram a Seleção desses países que lá tem um investimento menor do que temos no Brasil. São alternativas, não que vão ser as soluções, mas que são alternativas para a gente reforçar também. Além disso, o olhar para a base para a gente ver as jogadoras que estão surgindo e possam potencializar a equipe.”, revelou.
O comandante do Santos também levantou a possibilidade do mercado exterior no futebol feminino. Kleiton lembrou que já trouxe jogadoras internacionais para o Peixe por meio de intercâmbio e empréstimo com custo baixo ao clube.
“Também temos uma abertura no mercado norte-americano, na minha passagem quantas vezes trouxe jogadoras norte-americanas que vieram por empréstimo e quase custo zero para o Santos. Elas vinham muito mais pela oportunidade do intercambio, de conhecer o país e vivenciar o futebol feminino brasileiro que é tradicional, que elas respeitam e adoram. Elas ganham muito na causa técnica porque lá elas tem estrutura, condição física e tática, mas não tem futebol qualitativo como tem aqui. Nas primeiras passagens sempre tive duas estrangeiras no time quase todas norte-americanas ou canadenses que vinham pelo intercambio e quem trazia elas para cá não era o Kleiton, era o Santos Futebol Clube. Time de Pelé, Neymar e Marta. Isso trazia elas para cá quase de graça e vamos buscar essas parcerias. Se o Santos não puder competir, o que eu acredito que com esse desejo do presidente Rueda em 2023 fortalecer e buscar parcerias, no aspecto financeiro com Corinthians, Flamengo e Palmeiras…vamos competir dentro do campo que vamos buscar alternativa para isso.”, reforçou.
Deixar um comentário