O Santos voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após sete jogos (Crédito: Pedro Ernesto Gerra Azevedo/SantosFC)

Com a Vila lotada, e depois de um banho de sal grosso da torcida na chegada do time ao estádio, o Santos bateu o Sport por 3 a 0 neste sábado, na Vila Belmiro, e dorme na 12ª posição do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos, se afastando da zona de rebaixamento. Os gols foram marcados por Eduardo Sasha, Rodrygo e Victor Ferraz. Foi a quinta vitória santista na competição.

O resultado também pôs fim a um jejum de 7 partidas sem vitórias do Peixe no Brasileiro – o último resultado positivo havia acontecido contra o Fluminense, antes da Copa do Mundo da Rússia. Na última quarta-feira, o Santos bateu o Cruzeiro por 2 a 1, em jogo válido pela Copa do Brasil.

O Santos volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado, dia 25/8, 16h, na Vila Belmiro, contra o Bahia. Antes, porém, tem um importante compromisso pela Copa Libertadores – vai até a Argentina enfrentar o Independiente, na próxima terça-feira, 21h45, no jogo de ida das oitavas-de-final da competição. A partida de volta acontece no dia 28/8, terça-feira, no Pacaembu.

Cuca alterou bastante o time e escalou os três reforços pós-Copa pela primeira vez desde o início do jogo – Bryan Ruiz, Carlos Sánchez e Derlis González, além da volta de Eduardo Sasha, depois de longo período afastado por contusão.

Com a legião estrangeira em campo, e jogando bem, o Santos teve um início de jogo dos sonhos: logo a 1min e 40s, fez 1 a 0, com Eduardo Sasha, em jogada que contou com a participação de três das quatro novidades escaladas por Cuca. Derlis González cruzou da direita, Gabriel desviou de cabeça, Bryan Ruiz matou no peito e tocou para Sasha, que chutou no canto esquerdo do goleiro Magrão. Foi o primeiro gol de Sasha no Brasileiro.

O Santos continuou controlando o jogo e perdeu algumas oportunidades de ampliar. Aos 19min, Bryan Ruiz cruzou da esquerda e Derlis González cabeceou sozinho no meio da área, mas o paraguaio pegou mal na bola. Aos 34min, Gabriel recebeu passe de Sánchez, e perdeu gol na frente do goleiro do Sport. O próprio Ruiz, aos 39min, quase marcou, mas seu chute passou raspando a trave do Sport.

O time pernambucano ameaçou reagir a partir dos 30min, tentando jogadas com Rogério e Hernane, que fazia sua estreia na equipe. Apesar da pressão, o goleiro Vanderlei não precisou fazer nenhuma defesa difícil na primeira etapa.

No segundo tempo, o Sport tentou pressionar e obrigou Vanderlei a fazer boas defesas. O Santos tentou aproveitar o contra-ataque e Sánchez perdeu um gol feito aos 8min, quando chutou errado na frente de Magrão, após passe de Gabriel.

Após a expulsão de Rogério, aos 11min, o Peixe aumentou seu domínio do jogo e passou a ameaçar mais a meta pernambucana. Cuca colocou os titulares Diego Pituca, Bruno Henrique e Rodrygo para sacramentar a vitória, e deu certo. Rodrygo, aos 36min, completou um cruzamento de Derlis González e anotou seu sexto gol no Campeonato Brasileiro. Três minutos depois, Victor Ferraz aproveitou rebote e colocou no canto esquerdo de Magrão.

FICHA TÉCNICA
Santos 3 x 0 Sport
Campeonato Brasileiro 2018
Local: Vila Belmiro, em Santos
Gols: Eduardo Sasha, a 1min do primeiro tempo; Rodrygo, aos 36min, e Victor Ferraz, aos 39min do segundo tempo.
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Público: 10.991 pagantes
Renda: R$ 185.210,50
Cartões amarelos: Victor Ferraz, Alison, Derlis González, Rogério, Morato, Cláudio Winck
Cartão vermelho: Rogério, aos 11min do segundo tempo.

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Carlos Sánchez (Rodrygo, aos 27min do segundo tempo) e Bryan Ruiz (Diego Pituca, aos 10min do segundo tempo); Derlis González, Eduardo Sasha (Bruno Henrique, aos 14min do segundo tempo) e Gabriel. Técnico: Cuca

Sport: Magrão; Cláudio Winck, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Deivid, Ferreira (Morato, aos 16min do segundo tempo) e Gabriel; Marlone, Rogério e Hernane (Carlos Henrique, aos 19min do segundo tempo). Técnico: Eduardo Baptista