Santos enfrenta Bahia em confronto direto na Arena Fonte Nova (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Santos e Bahia se enfrentaram na próxima segunda-feira (18), às 20h, na Arena Fonte Nova. Separados por quatro pontos, essa partida é essencial para ambas as equipes na luta contra o rebaixamento.

A equipe do Bahia é composta por alguns ex-jogadores do Santos, além de alguns antigos alvos da diretoria do Peixe. Com isso em mente, o DIÁRIO decidiu separar para vocês o nome desses jogadores em que o Peixe deve ficar de olho nesta partida.

Lei do ex

Três jogadores do atual Bahia já tiveram passagens pelo Santos. O primeiro é o lateral-direito Cicinho, que jogou no Santos em 2013/2014. Após passagem pelo Peixe, o lateral jogou oito anos no Ludogorets, se naturalizou búlgaro e chegou ao Bahia nesta temporada.

Outro ex-Santos é o Menino da Vila Léo Cittadini. O meia foi revelado pelo Peixe em 2014, mas deixou o clube em 2019, rumo ao Athletico-PR. Cittadini chegou ao time baiano nesta última janela de transferências e pode ser peça importante para enfrentar o Santos.

Por último, o meia titular e um dos destaques do Bahia, Thaciano, que já fez parte do Santos em 2016/2017. Porém, na época, o jogador fez parte apenas da equipe B do Peixe e acabou não tendo chances na equipe principal.

Antigos alvos

O próprio Thaciano já foi desejo do Santos alguns anos atrás. Em 2020, a diretoria comandada pelo ex-presidente José Carlos Peres, procurava um meio-campista no mercado. Com isso, o Peixe chegou a oferecer R$ 10 milhões ao Grêmio para poder comprar Thaciano, no entanto, o clube sofreu um transferban e abortou as negociações.

Em 2023, o Santos tentou a contratação de outro jogador que hoje é destaque no Bahia. O atacante Ademir, quando atuava pelo Atlético-MG, foi um dos desejos de Odair Hellmann. No entanto, o Peixe não ofereceu o valor proposto pelos mineiros e o atleta acabou se transferindo para o clube de Salvador.

Por último, o desejo mais recente foi o técnico Rogério Ceni. Após a saída de Odair Hellmann em junho, o Santos tentou a contratação do treinador. A diretoria buscou informações sobre Ceni, inclusive realizando conversas com pessoas ligadas ao futebol do São Paulo, o último clube que técnico havia dirigido até então. No entanto, a decisão final foi de não contratá-lo por receio de ter rejeição da torcida.

Pra ficar de olho

O Santos, nos últimos anos, sempre teve uma deficiência em jogadas aéreas defensivas, e isso permanece até hoje. Neste confronto contra o Bahia, a defesa terá que ficar atenta à dupla de zagueiros baianos.

Um deles é Raul Gustavo, que, quando estava no Corinthians, marcou seu primeiro gol na carreira contra o Santos. Seu companheiro é Vitor Hugo, que, quando jogava pelo outro rival, o Palmeiras, costumava deixar sua marca contra o Peixe. Ambos são fortes em jogadas aéreas, tanto no ataque quanto na defesa.

Leia também: