
Tiquinho chegou ao Santos após passagem pelo Botafogo (Crédito: Divulgação/Botafogo)
O duelo entre Santos e Botafogo pode protagonizar a oportunidade de cinco possibilidades de ‘Lei do Ex’. As equipes se enfrentam neste domingo (01), às 16 horas, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Brasileirão. O goleiro John, o zagueiro Jair e o atacante Rwan Cruz passaram pelo Peixe e hoje defendem o time carioca.
Já os atacantes Guilherme e Tiquinho Soares atuaram pelo clube botafoguenses, mas estão hoje no Peixe. Inclusive, Jair e Tiquinho fizeram parte de uma venda casada entre as agremiações ainda neste ano. Começando pelos santistas, Guilherme foi emprestado ao Botafogo em 2017 e somou 62 jogos, 7 gols e 2 assistências
Tiquinho Soares foi contratado pelo Botafogo em 2022 e estava retornando ao Brasil após sete anos jogando fora. Se destacou no time carioca inclusive conquistando os títulos do Brasileiro e Libertadores ano passado, além da Taça Rio em 2023 e em 2024. Ao todo foram 120 partidas, 44 gols e 17 assistências.
Do outro lado, John foi revelado pela base do Santos e estreou no profissional em 2020. Inclusive chegou a ser o goleiro titular do Peixe na final da Libertadores. Foram apenas 28 duelos pelo clube. Na base foi emprestado a Portuguesa Santista. Já quando estava no principal, emprestado ao Internacional e ao Valladolid (Espanha) até a venda para o próprio Fogão.
Leia também: Atacante destaque das Sereinhas, Julynha sofre lesão de LCA
Jair surgiu como destaque também na base do clube. Promessa, fez parte do elenco campeão Paulista Sub-20 e sendo um dos destaques da Copinha. Já nos planos do elenco profissional, sofreu uma LCA em 2023 e no final do ano estreou pelo time principal. Ano passado, fez reforço muscular após uma estreia precoce e ganhou sequência no elenco, mas o Peixe não conseguiu conter o assédio.
Apesar de sondagens internacionais, o Alvinegro acabou fazendo a venda casada ao Botafogo. Pelo Santos, Jair teve 24 confrontos. Por fim, Rwan estava se destacando no Flamengo de Guarulhos e foi emprestado ao Sub-20 santista em 2020. Ele se destacou com gols na base e o Peixe exerceu a compra em definitiva do jogador.
Mesmo com certa sequência no profissional, não se firmou e foi emprestado ao Vasco e ao Ludogorets (Bulgaria) durante a passagem no clube. Ele foi contratado em definitivo pelo time búlgaro, em negociação casada para o Alvinegro ter Nonato em definitivo, e o Botafogo contratou o jogador dos europeus. No Santos, foram 5 gols e 1 assistência em 37 jogos.