O Santos esteve pela última vez na final da Libertadores em 2011, quando foi campeão (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A Conmebol desistiu da ideia de implantar a final em jogo único na edição de 2018 da Copa Libertadores da América. Assim, o título continuará sendo disputado em duas partidas, uma na casa de cada finalista. Segundo o site “Globoesporte.com”, daqui a duas semanas o conselho da entidade vai discutir a possibilidade da adoção da decisão em jogo único – como acontece na Liga dos Campeões da Europa e na Liga Europa – na temporada de 2019.

O Santos está classificado para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem. O clube vai conhecer seus adversários na competição no próximo dia 20, quando a Conmebol realizará o sorteio das chaves. Dos 47 times que disputarão o torneio, 38 já estão definidos.

Além do Peixe, os clubes brasileiros garantidos na fase de grupos são Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Cruzeiro, com Vasco e Chapecoense classificados para a etapa preliminar. No entanto, se o Flamengo vencer a Copa Sul-Americana, o Vasco será “promovido” para a fase de grupos e o Atlético-MG entrará na fase preliminar.

Entre os estrangeiros, vários times muito tradicionais estão garantidos no evento, como Boca Juniors, River Plate, Peñarol, Nacional (URU), Olímpia e Atlético Nacional de Medellín.