CBF, TV Globo e Turner estão no centro da polêmica sobre os direitos de TV (Crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

A TV Globo conseguiu uma liminar na Justiça nesta quarta-feira para impedir a Turner de transmitir jogos do Campeonato Brasileiro em que o grupo americano tenha apenas contrato com o mandante. Com isso, a TNT pode voltar a transmitir o jogo de domingo entre Santos e Athletico-PR, na Vila Belmiro.

Na tabela inicial da CBF, a partida do Peixe estava programada na grade da TNT (ainda continua no site da CBF). A Turner tem contratos para a TV fechada com Santos e Athletico-PR. No entanto, o grupo americano decidiu na semana passada aproveitar a MP 984, que dá o direito de transmissão ao mandante, e programar as transmissões de Coritiba e Flamengo e Palmeiras e Goiás e cancelar a transmissão de Santos e Athletico-PR.

Como a TV Globo programou o jogo entre Vasco e São Paulo e a emissora não tem contrato de Pay-per-view com o Athletico-PR, a partida do Peixe ficaria sem transmissão na TV no domingo.

Com a liminar conseguida pela Globo, a Turner não poderá exibir as partidas de Coritiba x Flamengo e Palmeiras x Goiás, já que ela não tem contrato com o clube carioca e com o clube goiano. Os clubes que assinaram com a Turner são Internacional, Athlético-PR, Coritiba, Santos, Palmeiras, Ceará, Fortaleza e Bahia.

O único jogo da terceira rodada que envolve dois clubes com contrato com a Turner é justamente o confronto entre Santos e Athletico-PR, na Vila Belmiro.

Veja a nota da Globo sobre o assunto:

“O Tribunal de Justiça determinou que a Turner está impedida de exibir partidas de clubes da Série A do Brasileirão cujos direitos exclusivos pertencem à Globo. A decisão referendou o entendimento de que a Medida Provisória 984 não pode alterar situações estabelecidas em contratos celebrados antes de sua edição. A posição da Globo já havia recebido declarações de apoio de clubes como Corinthians, Vasco, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Atlético- GO, Fluminense, Goiás, Sport e Botafogo. Da mesma forma, como já explicitado em notificação anterior, a Globo respeitará os contratos firmados por terceiros e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram com a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes tenham cedido seus direitos à Globo para a mesma plataforma. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo acredita que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”